Quinta-feira é dia de Cinema no SESC

21/03/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Mais do que um simples hobby, os filmes são um reflexo do modo das pessoas pensarem, vestirem e também mostram como o imaginário sobre a cultura é transportado a nível global. Para os cinéfilos de plantão, assistir a um bom filme é sempre um ótimo programa. Se você se é desses que gosta de apreciar a sétima arte, participe da 5ª do Cinema, que acontece hoje, 22, com sessões às 12h15, 12h30, 12h40, 13h, no auditório SESC Deodoro. A classificação é livre.
 
Esta semana serão exibidos quatro filmes: “Teatro brasileiro: Origem e mudança”, um panorama do teatro brasileiro a partir do início do século XX; “Teatro Municipal”, que é um documentário que mostra o funcionamento do Teatro num dia de espetáculo e sua importância cultural; “A Linguagem do Teatro”, um filme que mostra toda a mágica do teatro aos espectadores que participam dos problemas implicados nas diversas fases da montagem de uma peça – escolha, leitura, ensaio, até a estreia para o público e “Teatro brasileiro: Novas tendências”, que mostra as diversas tendências por que passou o teatro brasileiro a partir de 1957, com o lançamento da peça O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
 
Além de exibições, o projeto que tem como objetivo fomentar o pensamento crítico em torno da produção audiovisual nacional e estrangeira, promove encontros mediados de estudo sistemático — Núcleo Experimental de Estudos sobre Cinema, com início das atividades prevista para abril — e cursos sobre linguagem cinematográfica.
 
Em abril, acontece a “Mostra do Cinema Francês Contemporâneo” com divulgação de produções cinematográficas de origem francesa contemporânea a partir de títulos do acervo do projeto e ações formativas como palestras, workshop e debates mediados.
 
 
Texto: Lideney Ribeiro