Lançamento do Palco Giratório acontece neste fim de semana

27/03/2012 às 00:00 por Viviane Franco

O Palco Giratório completa 15 anos de itinerâncias e sucesso de público por todo o Brasil. Nesta estrada, já passaram pelo projeto mais de 170 grupos teatrais, que realizaram aproximadamente 5 mil apresentações, alcançando 2,5 milhões de espectadores. Este ano, o Palco Giratório inicia seu circuito em Fortaleza, no Ceará com o espetáculo de dança Escapada, da Cia. Mario Nascimento, de Minas Gerais. A apresentação será dia 31 de março, às 20h30, no Theatro José de Alencar, um dos espaços mais tradicionais da capital.
 
O Palco Giratório é um projeto do SESC nacional, que promove apresentações itinerantes como forma de difundir a dramaturgia e incentivar o intercâmbio de informações entre os grupos participantes, por meio da formação de plateias e realização de oficinas, palestras e conversas com o público, que ampliam o conhecimento sobre o processo de criação no universo das artes cênicas.
 
“O Projeto Palco Giratório reflete bem este compromisso e se consolida, a cada ano, como uma marca no registro histórico das artes cênicas em nosso país”, explica o Diretor-Geral do Departamento Nacional do SESC, Maron Emile Abi-Abib.
 
O Projeto que começou nos moldes do Mambembão, realizado pela Funarte de 1978 a 1980, iniciou suas andanças por sete estados em 1998, com o objetivo de difundir e descentralizar as artes cênicas.
 
Na edição 2012, o Palco vai percorrer 122 cidades com 23 espetáculos, totalizando 701 apresentações até o final do ano. Em São Luís, a primeira apresentação acontece no dia 15 de abril, às 19h, no Teatro João do Vale, com Espetáculo Dia Desmanchado com o grupo Teatro Torto, Porto Alegre (RS). Os ingressos podem ser trocados por 1kg de alimento não perecível na bilheteria do teatro 1h antes do espetáculo.
 
Nessa etapa, acontece o "Pensamento Giratório", um momento de reflexão e discussão a partir do espetáculo apresentado pelo grupo. Esta ação é aberta ao público propiciando um diálogo mais aprofundado da pesquisa teatral empreendida durante a encenação.
 
Nos dias 16, 17 e 18 de abril, no horário de 14h às 18h, na sala de dança do Teatro Arthur Azevedo, acontece ainda a oficina O Ator Criador, que tem como objetivo analisar e experimentar técnicas que estimulem a autonomia criativa do ator a partir de princípios do treinamento físico desenvolvido pelo Teatro Torto.
 
Ao todo participam do Palco Giratório, 16 grupos, de 11 estados, que estarão nos palcos e espaços culturais com os mais diversos estilos: comédia; drama; musical; teatro gestual, épico, de animação e de máscaras; dança de rua e contemporânea. Toda a programação está disponível no site www.sesc.com.br/palcogiratorio. Aguarde!
 
 
Texto: Lideney Ribeiro