SESC realiza Curso de Ovos de Páscoa na Comunidade Shalom

27/03/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Páscoa é sinônimo de renascimento e celebração da fé cristã, mas também de muito chocolate. E nada mais produtivo e rentável para a época do que aprender a confeccionar ovos de chocolate. Visando oportunizar a geração de renda, o SESC ministrou o Curso de Ovos de Páscoa, de 19 a 23 de março, no Centro de Espiritualidade Santa Terezinha da Comunidade Shalom, na Vila Palmeira.
 Maria Lúcia da Silva, de 47 anos, ministrou para as alunas as técnicas que vem aprimorando desde 2001, quando fez o mesmo curso no SESC. “O SESC me deu essa chance e não me acomodei. Busquei me aperfeiçoar, fiz cursos com professores de fora e hoje poder repassar esse conhecimento para outras pessoas é muito gratificante”, conta.
O Projeto de Valorização Social do SESC proporciona cursos gratuitos de capacitação para os comerciários e comunidade, com disponibilização integral de materiais e apostilas. O Curso de Ovos de Páscoa, que geralmente acontece nas imediações da instituição, dessa vez foi oferecido na Comunidade Shalom.  A aposentada Maria dos Santos (65), que trabalha no Centro de Espiritualidade fazendo merenda para as crianças que participam da Oficina de Leitura, um projeto que o SESC auxilia com empréstimos de livros, foi uma das participantes. Ela, que já havia feito o curso de doces e salgados do SESC, disse que vai colocar os conhecimentos em prática o quanto antes.
Dona Maria do Carmo, de 49 anos, que trabalha com artesanato, revela que também participou de outros cursos de doces, mas que somente no do SESC conseguiu aprender detalhes que garantem um bom acabamento final. “Antes comprava corante vermelha, mas ficava rosa. Agora sei que o banho Maria é essencial para evitar essa mudança de cor”, explica.
Durante as aulas, a instrutora Maria Lúcia explica todos os procedimentos e acompanha toda a confecção dos ovos, mas são as alunas que colocam a mão na massa. “Toda essa bela produção é fruto do trabalho e dedicação delas. A turma não apresentou nenhuma dificuldade e, sem dúvida, todas elas têm potencial para também passarem de alunas para professoras”, afirma.
 
Texto e fotos: Amanda Machado