Ação social do SESC leva alegria a comunidade da Raposa

03/04/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 As crianças eram pura energia e, principalmente, alegria na Unidade Educacional São Joaquim, na Raposa. Elas não perdiam tempo e corriam entre uma atração e outra, tentando não perder nada. Piscina de bolinhas, pula-pula, kit com brinquedinhos e doces, pipoca, truques de mágica e algodão doce fizeram a alegria dos pequenos moradores da Raposa neste sábado, dia 31. Os pais, tias e avós aproveitaram a distração das crianças e também participaram do evento recebendo orientações sobre saúde e questões jurídicas.

 

Quatro monitores se desdobravam para dar atenção a todas as ansiosas crianças. Os pequenos faziam fila para entrar nos brinquedos, mas não conseguiam conter a animação um só minuto. A marisqueira Antonia Luzia Assunção, de 26 anos, não tirava os olhos de Pedro (6), Jamile (4) e Janine (2). Ela conta que por ser distante, a comunidade é esquecida e raramente as crianças tem oportunidade de se divertir.

 

Enquanto os netos Carlos Henrique (5) e Daiane (7) brincavam, Dona Vera Lúcia Sousa, de 47 anos, conversava com a técnica e estudante de enfermagem Thaís Marinho, voluntária da Ação Comunitária promovida pelo SESC. Vera passou recentemente por uma operação para a retirada de um mioma e levou os exames pós – operatórios para serem avaliados.

 

O advogado Diego Castelo Branco, que também participou do evento como voluntário, revela que a maior parte dos atendimentos foi sobre casos referentes ao direito de família. “Divórcio, pensão alimentícia e guarda de filho foram as orientações mais recorrentes”, afirma Diego.

 

Uma das atrações mais disputadas pelas crianças foi a apresentação de mágica do monitor Jhonathan Rocha. Com conhecidos truques com cartas de baralho, Jhonathan encantou as crianças, que puderam descobrir os segredos da mágica.

 

A movimentação não chamou a atenção apenas dos moradores, mas também de representantes locais. A vereadora Arlete Pontes fez questão de dar uma passada no evento e parabenizar o SESC pela iniciativa. “O trabalho do SESC é maravilhoso. A Raposa é uma comunidade muito carente e realmente estava precisando desse suporte. Fico muito feliz em saber que vamos contar com esse importante apoio ao longo do ano”, afirma a vereadora.

 

Waldineia Santos, instrutora responsável pelos cursos de trabalhos manuais ministrados em fevereiro na comunidade, conta que as ações sociais do SESC na Raposa têm contribuído bastante para as famílias. “A única renda dos moradores é o marisco e, por isso, decidimos reaproveitar as pilhas da casca do sarnambi que eram desperdiçadas. Com quatro caixas de leite e sarnambi e bijuterias para a decoração, as participantes do curso de confecção de jarros e arranjos florais com caixa de leite e casca de sarnambi obtiveram uma bela e rentável produção”, conta.

 

O objetivo do SESC é incentivar as participantes do curso a montarem uma cooperativa. “As alunas receberam um kit com boa parte dos materiais necessários para a confecção das peças, como cola, tinta, pincel, fita crepe e massa acrílica. Dessa forma, elas podem se organizar e dá o ponta pé inicial no próprio negócio”, explica Waldineia.

 

Texto e Fotos: Amanda Machado