SESC Partituras será lançado dia 14

04/04/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Expressão espontânea de um povo, a música carrega em si o contexto cultural de uma sociedade como um precioso registro histórico. Conhecer, preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, promovendo o acesso à música e fomentando a produção e divulgação de artistas brasileiros é o objetivo principal do Projeto SESC Partituras que será lançando no dia 14 de abril, em 23 estados do país, incluindo São Luís. O evento acontece no Teatro João do Vale, às 19h, com o concerto dos músicos Christoph Küstner e Manoel Mota, interpretando músicas do compositor César Guerra-Peixe.

 

Com esta iniciativa, o SESC traz relevante contribuição para o desenvolvimento da cultura musical no país, apoiando a preservação e difusão do patrimônio musical brasileiro, promovendo o acesso à música em seus diversos gêneros e estilos e fomentando a produção e divulgação de artistas brasileiros.
 
O SESC Partituras constitui um banco digital de partituras gerenciado pelo Departamento Nacional do SESC com objetivo de perpetuar e difundir a música brasileira por meio da catalogação, autenticação e registro digital de partituras.
 
A proposta é estimular a formação de grupos de câmara e possibilitar ao público o contato com a riqueza da música escrita. As partituras serão disponibilizadas por meio de uma biblioteca virtual formada exclusivamente por obras de compositores brasileiros de todas as épocas.
 
O mais importante é que as consultas poderão ser efetuadas por qualquer pessoa. O acervo será disponibilizado em um sistema de catalogação nos formatos MP3, PDF e Midi, com busca eficiente que permite a visualização e a audição de cada obra na íntegra, sobretudo no caso de músicas inéditas, inclusive para impressão.
 
Entre as obras do acervo, estão composições raras de compositores consagrados como Francisco Mignone, Guerra-Peixe e Glauco Velásquez; obras de relevância histórico-patrimonial como as do Padre José Mauricio Nunes Garcia (1767-1830); músicas de compositores representativos de diversas regiões do país como Maurício de Oliveira (ES), Tó Teixeira (PA), Adelmo Arco Verde (PE), Fernando Cerqueira (BA) e João Rodrigues de Jesus (SE); além de obras de   compositores contemporâneos de destaque no cenário nacional como Alexandre Schubert, José Orlando  e Elieri Moura.

MÚSICOS

 
Christoph Küstner, no piano e Manoel Mota, no violino, vão interpretar músicas do compositor brasileiro do século XIX, César Guerra-Peixe, autor de obra vasta, abrangendo praticamente todos os gêneros musicais. Confira abaixo o currículo desses músicos:
 
 
  • MANOEL MOTA
 
Iniciou seus estudos na EMEM (Escola de Música do Estado do Maranhão), na classe de Violino do professor Roberto Moura. Em 1992 participou do Festival de Música de Londrina, tendo aula com o professor Claudio Cruz. Em 1993 no mesmo Festival teve aula com o professor Bruce K. Mack (EUA). No ano de 2000,teve aula com o professor Marcos Vinicius Dann, no Festival de Música de Curitiba.Fez parte da Orquestra do Teatro Arthur Azevedo,para a reinauguração que ocorreu no ano de 1993,sendo o Regente Silvio Barbato, e na ocasião acompanhando a soprano lírica Monsserrat Cabalé, Turibio Santos e a Ópera Tosca de Puccini.Também fez parte da Orquestra Som Maranhão Brasil,sobre a regência de Ubiratan Sousa,para acompanhar os cantores maranhenses na Reinauguração do Teatro. Em 1992 e 1993, fez parte dos Shows de Carlinhos Veloz; Sobre cordas e Acústico,no Teatro Arthur Azevedo.Em 2010,participou do Show "Juca Chaves O menestrel do Brasil", no Teatro Arthur Azevedo. Atualmente exerce a função de professor de violino da EMEM, e está se graduando no curso de Licenciatura de Música pela UFMA.
 
 
  • CHRISTOPH KÜSTNER
 
Nascido em 1979, na cidade de Leipzig/Alemanha, Christoph teve seu primeiro contato com música aos sete anos no coral infantil da Radio de Berlim. Mais tarde, ele passou a ter aulas de órgão com o professor Joachim Dalitz, organista da Konzerthaus Berlin. Christoph tocou piano, cravo e órgão na orquestra da Escola de Música “Georg Friedrich Händel” em Berlim. Foi aluno do Bacharelado em órgão, piano e regência na Escola Superior de Música “Felix Mendelssohn Bartholdy” em Leipzig de 1999 a 2004. Depois disto, fez seu mestrado com o organista da Thomaskirche, professor Ullrich Böhme, tendo terminado seus estudos em julho de 2006. Durante seu tempo de estudos, Christoph trabalhou em uma comunidade como organista, pianista e regente, bem como, com diversos outros corais e orquestras na cidade de Leipzig. Christoph foi convidado para participar em diversos concertos e festivais de música em países europeus, nos EUA e Coréia do Sul, como organista, pianista e cravista. Morou e trabalhou por três anos em Porto Alegre/RS como professor de piano no Recitatus Centro de Artes. Junto ao Maestro Manfredo Schmiedt, do Coral da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Christoph atuou como pianista, organista e assistente coordenando ensaios. Como pianista correpetidor, Christoph atuou junto aos melhores coros de Porto Alegre em concertos como, por exemplo, no Teatro São Pedro e na televisão local. A partir de sua formação e experiência prática, Christoph compõe e arranja músicas de diversos estilos que inclui desde o erudito ao popular, tanto para coros, quanto para orquestras. No ano de 2008, Christoph foi convidado para compor e gravar a trilha sonora para o filme “Anna Letenska – Besuch in einem anderen Leben” (Anna Letenska – Visita em outra vida). O seu lançamento ocorreu no segundo semestre de 2009 nos cinemas alemães. Em 2011 foi chamado para compor uma obra para o sesquicentenário do coral da Casa de Concertos de Leipzig. O concerto foi transmitido pela Rádio Alemã, Deutschlandradio. Desde junho de 2009, mora em São Luís sendo o responsável pelo projeto musical da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Luís. É professor assistente de piano da Universidade Estadual do Maranhão há dois anos.
 

Texto: Lideney Ribeiro