Projeto Musicar abre inscrições neste sábado

10/04/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 
Contato com o universo musical e desenvolvimento de habilidades artísticas entre crianças e adolescentes. Com essa proposta o projeto Musicar, promovido pelo SESC, abre inscrições para os cursos de violão, conto coral, flauta doce, percussão e cavaquinho a partir deste sábado, dia 14 de abril, na Divinéia. Crianças e adolescentes de 08 a 17 anos, que residam no bairro e adjacências podem se inscrever até o dia 21 de abril, na escola comunitária Orlando Araújo.

 
O SESC disponibiliza 65 vagas para as crianças e adolescentes na faixa etária de 08 a 17 anos, do Bairro da Divinéia e adjacências, preferencialmente dependentes de comerciário, matriculados e frequentando o ensino regular. Na inscrição é necessária a apresentação de comprovante escolar, cópia de documento de identificação e, se possuir, a carteira do SESC. Do total de vagas oferecidas, 20 são para a flauta doce, 13 para a percussão, 12 para o violão e 20 para o canto coral.


Este ano o projeto faz alusão às comemorações dos 400 anos de São Luís, dando destaque a música maranhense. Durante as aulas, os alunos realizarão pesquisas bibliográficas, audições musicais, seleção e ensaios de repertório, com apresentações ao público no mês de novembro, além de concertos didáticos.


O início das aulas está previsto para o dia 28 de abril, sempre aos sábados das 8h às 12h. Além do estudo em música dos alunos da Divinéia, cem adolescentes e jovens com idade entre 15 e 21 anos, prosseguem com a Orquestra “Tocando Choro”, resultado do projeto Musicar realizado no Maiobão entre 2006 e 2010, com o objetivo de ampliar o repertório do grupo.


Com o apoio do SESC, “Tocando Choro” foi aprovada em um edital do Criança Esperança / UNESCO  e atualmente faz parte do projeto “Abrindo Fronteiras  com a Música”. O SESC continua dando suporte ao grupo, fornecendo coordenação pedagógica, empréstimos de instrumentos e concertos didáticos em conjunto com os alunos da Divinéia.

 

Texto: Amanda Machado