Estudantes de Caxias participam da Semana do Livro Infantil

11/04/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Ler é uma experiência divertida e que deve ser incentivada desde a mais tenra idade, por meio dos livros infantis, que refletem a inocência e a imaginação das crianças, por meio de temas característicos, cheio de humor e ilustrações maravilhosas. É objetivando incentivar estudantes de Caxias a se envolver nesse mundo de leitura que o SESC promove de 11 a 13 de abril, a Semana do Livro Infantil intitulada “Projeto Livro Amigo”, das 8h às 11h e de 14h às 17h, na sala de Cultura Martinha Cruz e na Biblioteca Arnaldo Ferreira.

 
A atividade é destinada aos alunos do ensino fundamental menor de escolas públicas e privada. Durante esses três dias de atividades os alunos de várias escolas assistirão a apresentação teatral do espetáculo a “A menina e o boizinho”, terão hora do conto com Maciel Mourão e Hedra Lima que se inspiraram nas histórias infantis de Monteiro Lobato, além de exibição de curtas-metragens.
 
Em cada turno pelo menos três escolas participam da programação, em torno de 71 crianças pela manhã e 50, a tarde. Esta semana o SESC recebeu alunos das seguintes instituições: Escola Arca Noé, Escola Lápis de Cor, Escolinha Carrossel e os alunos da Educação Infantil do SESC.
 
Haverá também uma intervenção literária com os usuários da biblioteca estimulando os mesmos a terem uma experiência sensorial com os livros buscando novas formas de manuseá-los e de compreendê-los.
 
O objetivo principal deste projeto é promover ações de cunho educativo e cultural como forma de incentivar a prática da leitura em crianças tendo como referência o dia nacional do livro infantil e do criador da literatura infantil no Brasil, Monteiro Lobato.
 
Além de promover um contato positivo com o universo literário a fim de tornar a leitura uma experiência prazerosa e ampliar as possibilidades de comunicação com o mundo, de aprimoramento da linguagem além estimular a curiosidade pela leitura contribuindo assim, para a formação de novos leitores.
 
PROGRAMAÇÃO
  • Apresentação teatral infantil “A menina e o boizinho”;
  • Hora do Conto com Maciel Mourão e Hedra Lima (textos de Monteiro Lobato).
  • Intervenção literária com os usuários da Biblioteca Arnaldo Ferreira.
  • Exibição de filmes (curtas-metragens)