Concerto marca Lançamento Nacional do SESC Partituras

17/04/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Um concerto com apresentação dos músicos Manoel Mota e Christoph Küstner e da Orquestra “Tocando Choro” marcam o lançamento do site “SESC Partituras”, em São Luís, no sábado (14), no Teatro João do Vale. Esse foi um dos concertos realizados simultaneamente em 23 estados, para marca o lançamento de mais um projeto com a marca SESC que visa fortalecer a produção musical brasileira de diferentes regiões e época.

 
Quem iniciou a noite musical foi a Orquestra “Tocando o Choro”, do projeto “Abrindo Fronteiras com a Música”. Cantando “As Rosas não Falam” e “Não deixe o samba morrer”, os 35 adolescentes e jovens do Maiobão, sob a regência do maestro João Soeiro encantaram o público que cantou junto às duas composições.
 
Com a palavra, o Assessor Técnico em Música do Departamento Nacional, Gilberto Figueiredo, falou ao público sobre o projeto destacando o caráter pedagógico e de valorização da música. “Essa é uma ferramenta que vai melhorar o trabalho na área de música e incentivar a produção de novos artistas, assim como a difusão, pois um site possibilita o acesso em qualquer parte do mundo”, afirmou.
 
Complementando a fala do assessor, foi exibido o vídeo oficial do SESC Partituras com depoimentos de músicos acerca do projeto e a contribuição para estudantes e profissionais da área.
 
A grande atração da noite, o recital de piano de violino com os músicos Manoel Mota e Christoph Küstner, apresentaram composições dos compositores César Guerra-Peixe e Ernesto Nazareth. As seis músicas do repertório — quatro do primeiro autor: Valsa n.º 1, Miniaturas n.º 1, 2, Rabeca Triste e Quatro Bagatelas e duas do segundo: Andante Expressivo e Tudo sobe — integram o acervo do SESC Partituras.
 
O projeto sem fins lucrativos foi iniciado em 2007, com o Banco Digital SESC de Partituras implantado em 17 unidades do SESC computadores com programas de editoração de partituras e acervo de obras digitalizadas. Este foi o primeiro suporte para pesquisa e editoração de partituras feita por estudantes e músicos locais. Já em 2010 iniciou-se o processo de reestruturação do projeto. SESC Partituras chegou a outros estados, ampliou seu acervo e ganhou a nova biblioteca virtual.
 
Atualmente o site possui mais de 300 partituras disponibilizadas de acordo com o nome da composição, do autor, formação do grupo ou instrumento que podem ser visualizadas, baixadas e impressas no formato de partituras. O acervo possui partituras antigas, raras e contemporâneas que passaram por um processo de editoração e podem ser ouvidas.
 
Na avaliação da Diretora Regional do SESC-MA, Remédios Pereira, “o projeto é uma forma de aproximar o público expectador e ouvinte das fontes de onde emanam as grandes obras musicais, os talentos verdadeiros e a música de qualidade. Por isso que o SESC Maranhão reconhece e homenageia essas fontes e o esforço dos nossos grandes músicos e seus
primorosos trabalhos”, ressaltou.
 
Os visitantes do site SESC Partituras podem consultar o catálogo com informações, visualização e audição de cada partitura pelo endereço: www.sesc.com.br/sescpartituras. Todo o acervo estará disponível na íntegra para impressão.