Biblioteca do SESC realiza programação especial em comemoração ao Dia do Livro Infantil

18/04/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Em uma época em que os livros brasileiros eram editados na Europa, Monteiro Lobato surge para marcar a história da literatura infantil no Brasil. Personagens como Emília, Cuca, Saci Pererê do Sítio do Pica Pau Amarelo divertem muitas crianças, assim como encantaram outros que hoje nem mais crianças são. Como forma de homenagear esse grande escritor no dia 18 de abril, data do seu nascimento, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil.

Em virtude disso a Biblioteca “Rosa Castro”, do SESC-MA realiza de 9 a 30 de abril, uma programação especial dentro e fora das suas dependências para alunos da educação infantil e estudantes de escolas públicas.
 
A programação, que é desenvolvida em dois horários durante todo o dia, pela manhã, às 9h, e a tarde, às 15h, é composta de momentos de contação de história, sala de leitura, pintura facial e apresentação de peça teatral para as crianças.
 
Segundo a coordenadora da Biblioteca, Gyzelle Almeida, o objetivo é proporcionar diversão e aprendizado aos participantes com relação aos livros infantis e às obras de Monteiro Lobato, além de apresentar a biblioteca à toda a comunidade. “Convidamos todas as escolas e a comunidade em geral para conhecerem estas atividades. Ainda temos espaços para as escolas agendarem horários. Queremos incentivar a leitura  e divulgar as atividades desenvolvidas pela Biblioteca”, disse.
 
O projeto que recebe o nome de “SESC Leitura Literária” homenageia também o escritor Hans Christian Andersen, autor de “O Patinho Feio” e “Soldadinho de Chumbo”, cujo aniversário tornou-se Dia Internacional do Livro Infantil.
 
“Monteiro Lobato e Hans Christian Andersen foram apenas precursores, mas hoje temos muitos outros bons escritores que se dedicaram a literatura infantil e precisam ser apreciados pelas crianças”, destacou Lisiana Bessa, bibliotecária.
 
A Biblioteca “Rosa Castro” tem um vasto acervo infantil com mais de 4 mil exemplares, incluindo obras desses dois autores. O espaço, tematicamente decorado para crianças, é aberto ao público diariamente das 8h às 17h e periodicamente recebe alunos para momentos de leitura, conforme solicitação.