SESC realiza Mostra de Cinema Francês Contemporâneo

18/04/2012 às 00:00 por Viviane Franco

O Cine Praia Grande abre as portas para oito premiadas produções do cinema francês contemporâneo. Fruto de uma parceria entre o SESC e a Embaixada da França, a Mostra está em cartaz de 23 a 29 de abril, com exibições e oficinas para quem deseja conhecer ou ampliar seu olhar sobre as obras cinematográficas francesas. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos a partir de uma hora antes da apresentação.


O Projeto Cine SESC mais uma vez explora o universo do cinema francês, mas, ao contrário da última edição que desbravou o período da Nouvelle Vague– meados de 1959- os oito filmes em cartaz retratam questões da contemporaneidade francesa. No entanto, as recentes produções não se desfazem dos laços históricos e mantém suas usuais características: energia, audácia formal, aventura narrativa, disponibilidade para novas fisionomias e novos corpos, crença na força do documentário, a alegria de filmar e o jogar com diferentes gêneros de cinema.


A abertura da Mostra está marcada para esta segunda, dia 23 abril, a partir das 18h30, no Cine Praia Grande. A primeira exibição comentada é “Le France” (2007), de Sege Bozon, com mediação de Davi Coelho.


A programação completa se estende até o dia 29 de abril, com uma diversidade de estilos e temas.  Ao longo do evento, estudantes, artistas, educadores e amantes da sétima arte têm a oportunidade de aprender sobre a produção de roteiro para documentário e analisar a produção cinematográfica francesa em oficinas realizadas na Aliança Francesa. “Roteiro Documental” é ministrada por Beto Matuck entre os dias 24 e 26, das 14 às 18 horas. Já a “Análise de Filmes”, regida por Davi Coelho, acontece de 25 a 27 de abril, das 9 às 12 horas. A inscrição é gratuita e deve ser feita na Galeria de Arte do SESC. No entanto, os interessados devem se apressar, porque as vagas são limitadas: vinte para cada oficina.


A programação completa da Mostra está no site
www.sescma.com.br . Em caso de dúvidas ou maiores informações, entrar em contato com a Galeria de Arte do SESC, no número 32163830 ou pelo e-mail galeriadeartesescma@gmail.com

 

Texto: Amanda Machado