Dia Desmanchado inaugura temporada de espetáculos do Palco Giratório

19/04/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Um homem ensaia em sua casa o encontro com uma mulher após ter recebido uma carta comunicando sua chegada. Essa é a situação que dita todo o enredo do monólogo intitulado “Dia Desmanchado”, apresentado neste domingo (15), no Teatro João do Vale, pelo Grupo Teatro Torto, representante gaúcho no Palco Giratório 2012.
 
O espetáculo estreou com sucesso a temporada de apresentações do Projeto no Maranhão. Muitos adultos e crianças prestigiaram o espetáculo que mistura realidade e fantasia por meio da fragmentação do tempo, sem saber o que é passado, presente ou futuro.
 
O cenário é composto de poucos objetos, oferecendo ao ator a livre movimentação: uma mesa, uma cadeira e duas tapadeiras de pano móveis, utilizadas em funções diversas, como paredes, janelas ou portas. O cenário e outros objetos também recebem o mesmo tratamento da ação, sugerindo um ambiente não naturalista, valorizando a teatralidade.
 
Dirigido por Tatiana Cardoso e protagonizado por Marcello Bulgarelli, o texto de o Dia Desmanchado, ganhou o prêmio Açorianos de melhor ator e melhor trilha sonora original, sendo indicado o melhor espetáculo e iluminação do ano. O texto foi inspirado na obra O Ensaio, do dramaturgo e norte americano, Benjamin Bradford.
 
Excelente escolha para representar a arte cênica por meio do projeto de difusão que completa em 2012, 15 anos de existência. Nesta edição, o projeto promovido pelo Departamento Nacional do SESC, tem como propósito percorrer 122 cidades brasileiras com 23 espetáculos, chegando há 701 apresentações até o final deste ano.

As peças teatrais que compõem o Palco Giratório, vão além das apresentações: os grupos promovem intercâmbios por onde passam, proporcionando experiências construtivas para o público e outros artistas. Conversas, oficinas e debates ampliam ainda mais o conhecimento sobre o processo de criação no universo das artes cênicas.

Com a proposta de analisar e experimentar técnicas que estimulem a autonomia criativa do ator a partir de princípios do treinamento físico desenvolvido pelo Teatro Torto. Durante a oficina, serão ministrados os seguintes assuntos: Exercícios corpóreos; o uso da energia; a presença; os princípios básicos da ação física dentro do sistema meyerholdiano; o reconhecimento de aspectos potenciais para desenvolvimento de um treinamento pessoal. As aulas serão ministradas por Marcelo Bulgarelli e Tatiana Cardoso. 

Marcelo é ator e pesquisador, graduado em Teatro pela UERGS. Aluno integrante do Centro Internacional de Estudos de Biomecânica Teatral em Perugia, Itália, coordenado por Gennadi Nikolaevic Bogdanov (Rússia). Ministrante de oficinas de teatro no Brasil e Itália. Ganhador do Prêmio Açorianos de Melhor Ator de 2010, com o espetáculo Dia Desmanchado, Porto Alegre.

Já Tatiana Cardoso, é mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. Professora do curso Graduação em Teatro: Licenciatura da UERGS. Diretora do Teatro Torto. Atriz integrante do Grupo Internacional Vindenes Bro, dirigido por Iben Nagel Rasmussen (Odin Teatret – Dinamarca). Pesquisadora e orientadora de atores e bailarinos.