SESC Caxias promove Campanha de Prevenção à Gripe

23/04/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Apesar de não ser mais tão falada como em 2009, mas a gripe A (H1N1) não saiu de circulação. Só este ano, o Brasil teve 19 casos graves confirmados e pelo menos quatro mortes desde janeiro, sendo três no Ceará. Mesmo com esses números, a vacinação em todo o país só vai acontecer em maio, e o SESC Caxias se prepara para realização da Campanha de Prevenção à Gripe, com orientações, vacinação e distribuição de folhetos informativos, que começa a partir do dia 5.

 
A campanha visa orientar as pessoas a prevenir a doença que é transmitida facilmente de pessoa para pessoa por meio das gotículas emitidas com a tosse ou os espirros de pessoas contaminadas. Com a chegada do período chuvoso, esse contágio se torna mais comum.
 
A principal medida de prevenção da gripe é a vacinação. Ela deve ser repetida anualmente e deve ser feita especialmente nos grupos de risco: idosos, crianças e doentes crônicos. Estudos apontam para que a vacina da gripe oferece uma proteção de 30% a 90% aos indivíduos vacinados.
 
A técnica em Saúde do SESC Caxias, Rosilane Pontes, explica que qualquer pessoa pode ser vacinada, pois a vacina contra a gripe não causa efeitos colaterais. “O que pode acontecer é a pessoa receber a vacina já estando prestes a começar um quadro de resfriado e penar que ficou gripado por causa da vacina”, disse.
 
A Campanha de Vacinação acontece de 5 a 30, das 8h às 12h e 14h às 17h na Praça Cândido Mendes em Caxias. Para quem não puder comparecer ao local para receber orientações, a vacina da gripe A (H1N1) vai estar disponível nos postos de saúde.