Dom Quixote conquista VII Copa SESC de Taekwondo

24/04/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 
 Atletas do interior e capital se reuniram neste final de semana, dias 21 e 22, no Ginásio do SESC Deodoro, em busca de medalha de ouro na VII Copa SESC de Taekwondo. Com cerca de 150 inscrições, competidores de todas as idades e categorias mostraram a força do esporte no estado. Na matrícula, cada atleta exercitou sua solidariedade contribuindo com dois quilos de alimento não perecível para o Programa Social Mesa Brasil SESC. As equipes do Dom Quixote, Rubem Gullar e ABTO conquistaram o pódio da disputa.


Maurício Ribeiro (15), atleta faixa verde do Dom Quixote que conquistou ouro na categoria 48 kg / juvenil no ano passado, foi um dos responsáveis pela primeira colocação do colégio na VII Copa SESC de Taekwondo. Com 10 medalhas de ouro, 9 de prata e 3 de bronze, desbancou com folga as seis outras equipes participantes.


Com a terceira colocação, a Associação Buriticupense de Taekwondo (ABTO) mostrou todo o vigor do crescente número de atletas do interior. O faixa branca Alan Jordan Silva, de 8 anos, apesar da pequena estatura, apresentou uma técnica impressionante, com eficientes chutes giratórios. Ao lado de Wanderson de Jesus, de apenas 13 anos, o mais jovem técnico da competição, Buriticupu mostrou um taekwondo de qualidade. Em julho, Wanderson, que pratica a arte marcial há três anos, representa o Maranhão pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de Taekwondo.


Os destaques da VII Copa SESC de Taekwondo foram para Igor Aurélio do Dom Quixote, na categoria infantil e Aline Penha do Rubem Gullar, na categoria juvenil. Os dois competidores ganharam ouro no kerogui (luta) e poomsae (demonstração).


Os atletas de Miranda do Norte que participaram da competição são da ONG CUFA (Central Única das Favelas). A Organização nasceu nos morros do Rio de Janeiro e atualmente atende crianças e adolescentes de 6 a 18 anos de seiscentas cidades brasileiras. Em Miranda, além do taekwondo, os participantes têm acesso a curso de inglês e de capacitação profissional. 
 

Texto: Amanda Machado