SESC promove Oficina de Reciclagem na Raposa

24/04/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 Todos os anos o SESC, por meio do projeto Ação Comunitária, disponibiliza uma extensa rede de ações sócio-educativas para comunidades carentes da capital. Em 2012, no entanto, o foco central das atividades é a Raposa, município localizado na zona rural e que sobrevive basicamente da pesca e do artesanato. Neste sábado, dia 28, em parceria com o Centro de Desenvolvimento Social da Família do Estado do Maranhão, o SESC promove a Oficina de Reciclagem – Reaproveitamento de caixa de leite e garrafa pet, das 8 às 18 horas, na Unidade Escolar Santo Antônio.

A partir de técnicas ministradas pela instrutora Waldineia Santos, os alunos aprendem a confeccionar PUF’s e filtros, reaproveitando garrafas pet. Segundo Geovana Maya, responsável pelo projeto, o objetivo é estimulá-los a buscar mais qualidade de vida, apontando alternativas para a elevação ou geração de renda. A programação do curso também inclui palestra sobre a importância da preservação ambiental e da reciclagem e aproveitamento dos recursos naturais da comunidade.
 Desde o mês de fevereiro, o SESC já ofereceu para os moradores da Raposa curso de caixa de presente e peso de porta e o curso de confecção de jarros e objetos decorativos; confecção de coelho de páscoa; capacitação de liderança comunitária (módulo I e II), um dia de atividades de lazer para as crianças e distribuição de chocolate para cem alunos com idade entre 3 e 5 anos da Unidade Educacional São Joaquim.
O curso de capacitação de liderança comunitária é uma das principais atividades. Visando levantar discussões sobre os critérios básicos para a formação de um líder comunitário e principais problemas sociais detectados na área, os alunos debateram nos dois módulos sobre desenvolvimento comunitário e constataram de perto cada problema da comunidade a partir de visitas técnicas repletas de debates.
 Texto: Amanda Machado