Projeto Musicar realiza aula inaugural neste sábado

26/04/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 A música, uma porta aberta para a educação e oportunidade de um futuro melhor para crianças e adolescentes, é o que fez sessenta e cinco jovens moradores da Divinéia se inscreverem no Projeto Musicar do SESC, que inicia neste sábado, dia 28, as aulas de violão, canto coral, flauta doce, percussão e cavaquinho. A abertura dos cursos acontece na escola comunitária Orlando Araújo, a partir das 8 horas.

Por meio do universo musical, esses pequenos aprendizes, com idade entre 08 e 17 anos, têm a possibilidade de desenvolver suas habilidades artísticas com aulas que incluem pesquisas bibliográficas, audições musicais, seleção e ensaios de repertório, com apresentações ao público ao final do curso, além de concertos didáticos.

Com resultados animadores, o Musicar trabalha em prol da juventude e cultura desde 2006 no Maiobão, enquanto na Divinéia o trabalho iniciou em 2011. Este ano, o projeto faz alusão às comemorações dos 400 anos de São Luís, dando destaque à música maranhense. Do total de vagas oferecidas pelo SESC, 20 são para a flauta doce, 13 para a percussão, 12 para o violão e 20 para o canto coral.

No Maiobão, cem adolescentes e jovens com idade entre 15 e 21 anos são integrantes da Orquestra “Tocando Choro”, fruto dos quatro anos de projeto na área. Na edição 2012 do Musicar, a sua participação tem o objetivo de ampliar o repertório do grupo. Com o apoio do SESC, “Tocando Choro” foi aprovada em um edital do Criança Esperança / UNESCO  e atualmente faz parte do projeto “Abrindo Fronteiras  com a Música”. O SESC continua dando suporte ao grupo, fornecendo coordenação pedagógica, empréstimos de instrumentos e concertos didáticos em conjunto com os alunos da Divinéia.

 Texto: Amanda Machado / ASCOM