Escoteiros de todo país participam do 18º Congresso Escoteiro Nacional em São Luís

27/04/2012 às 00:00 por Viviane Franco

No ano em que São Luís completa quatro centenários, escoteiros de todo o Brasil homenageiam essa capital rica em história, lendas e cultura popular, realizando o XVIII Congresso Escoteiro Nacional, no período de 27 a 29 de abril, no Hotel Brisamar, sob a coordenação da Região Escoteira do Maranhão. A abertura acontece nesta sexta-feira (27), às 20h, no Rio Poty Hotel. Na ocasião serão homenageados líderes escotistas e colaboradores do movimento como o Presidente da Fecomércio, José Arteiro.

 
A solenidade acontece à noite e reúne mais de 400 escoteiros de 21 estados brasileiros. Durante o dia a programação teve início pela manhã, às 11h, no SESC Turismo, no Olho D’Água, com o XVII Fórum de Jovens Líderes. Integrantes do 4º Grupo Escoteiro "Visconde De Cayru" do SESC-MA recebe de braços abertos os jovens líderes Escoteiros de todo o Brasil.
 
No sábado, a programação se concentra no Brisamar Hotel, onde acontecem seminários e oficinas com as modalidades do mar, ar e básico para lobinhos (crianças de 6 anos e meio até 10 anos e meio) e pioneiros (de 17 a 21 anos incompletos), das 8h às 21h, encerrando com um jantar de confraternização.
 
A agenda de atividades continua no domingo com a realização da XIX Assembleia Nacional Escoteira, eventos que reúne lideranças para discutirem e decidirem assuntos de interesse do Movimento Escoteiro.
 
O Congresso Escoteiro Nacional é um evento anual faz parte do Calendário da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e tem como objetivo tornar possível um intercâmbio educacional e cultural entre os membros voluntários do Movimento Escoteiro no Brasil, promovendo um debate sobre as tendências regionais e nacionais do Escotismo no que diz respeito ao seu Projeto Educativo e o crescimento nacional.
 
Confira a programação completa: Clique aqui!
 
Em todo o Brasil, existem aproximadamente 70 mil escoteiros, número que deve chegar a 100 mil até 2015, de acordo com o Plano Estratégico. “Nos últimos anos, a Região do Maranhão é um dos que mais cresceu, hoje somos mais de 400 e já expandimos para o interior do estado com grupos em Balsas e Bacabal”, disse Paulo Juracy, chefe de escoteiro. 
 
Atualmente, a Região Escoteira do Estado do Maranhão possui 7 grupos de escoteiro: Visconde de Cayru, do SESC; Domingos da Silva Borges, Piatã, José Ribamar Nascimento, Coelho Neto, Buriti e 18tão.
 
ESCOTISMO

Escotismo, fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos que tem como objetivo tornar meninos cidadãos exemplares. Por isso, os escoteiros têm diversos lemas, como "estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação".
 
A sua proposta do movimento é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira, e por meio da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
 
Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo.
 
No último dia 23 de abril, foi comemorado o Dia Mundial do Escoteiro, data que homenageia o padroeiro dos escoteiros, São Jorge, conhecido como um santo guerreiro, uma vez que ele foi soldado de cavalaria, e logo cedo ficou conhecido por sua bravura. Entretanto, a escolha do padroeiro foi por considerá-lo um modelo a ser seguido segundo Baden-Powell, pois ele "fez o melhor que pode e, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar".
 
No escotismo, todos os ensinamentos são feitos visando aprender fazendo, seguindo um código de conduta escrito na lei e promessa dos escoteiros florestais que transmite valores como: Cumprir obrigações para com Deus e a pátria, defender o meio ambiente, tratar as pessoas como quer ser tratado e cumprir a lei do Escoteiro Florestal que é um chamamento para o jovem ter palavra, pensar e agir positivamente, praticar todos os dias uma boa ação, ser amigo e irmão dos outros escoteiros; ser disciplinado e autoconfiante; alegre e não temer as dificuldades, fazer sempre economia, ser higiênico, educado e inteligente. Ensinamentos esses transmitidos nas reuniões semanais e principalmente nos acampamentos.