Dia do Trabalho com muitas atividades no SESC Turismo

02/05/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Os trabalhadores aproveitaram o feriado do Dia do Trabalho para relaxar e se divertir em São Luís. No SESC Turismo, comerciários e frequentadores aproveitaram sessões rápidas de massagem, torneio de futsal e um divertido bingo, receberam orientações sobre higiene bucal – com escovação orientada, aplicação tópica de flúor para crianças e distribuição de kit de higiene oral –  higiene vocal e prevenções das LER e DORT,  além de aferição da pressão e recebimento preservativos .

O SESC Turismo recebeu uma grande quantidade de frequentadores nesta terça, dia 1º de maio. Buscando lazer e diversão, a comerciária Roseane Cordado tirou o dia para visitar o local pela primeira vez com a família. Com a pequena Ana Lara nos braços, de apenas 6 meses, ela conta que apreciou bastante o SESC. “Tomamos um ótimo café da manhã. Adoraríamos ficar mais, mas Lara não permite”, explicou entre risos.
 Com o objetivo de orientar os trabalhadores, principalmente os comerciários, sobre os problemas de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e também saúde vocal, o fonoaudiólogo Manoel Tadeu Cardoso, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) deu dicas sobre a forma de uso e conservação da voz e pequenas adaptações que evitam lesões musculares frequentes. “Cada trabalhador deve adequar seus instrumentos de trabalho, realizando pequenos ajustes na sua rotina. Quanto à conservação da voz, é muito importante a hidratação e aquecimento das cordas vocais”, afirma. A dona de casa Irani Carvalho (47), sente muita dor nos ombros e aproveitou a oportunidade para descobrir como resolver o problema.
Os peladeiros de plantão também marcaram presença. No torneio de futsal dos trabalhadores, seis times se enfrentaram em partidas rápidas de 10 minutos. Quem preferiu relaxar, a quick massagem da Arte Movimento, parceiro do SESC na programação, ofereceu 20 minutos de manipulação de costas, ombros, pescoço e braços, indicada para o alívio de dores frequentes como as lombares.
 E a saúde bucal, importante para todas as idades, não ficou de fora das atividades oferecidas pelo SESC Turismo. Com distribuição de kist de higiene, orientações sobre a forma correta de escovação e aplicação de flúor nas crianças, o stand foi um dos mais visitados. O contador Gutemberg Faria, enquanto observava seu filho Vitor (6) participar da aplicação de flúor, afirmou que essa é uma ótima iniciativa do SESC. “Hoje as orientações que repassamos em casa foram reforçadas e ganharam força nas instruções de um profissional”, explica.
 E no almoço a diversão foi conduzida por um animado bingo, que fechou a programação do dia, com kits de perfumaria como prêmios. Os trabalhadores reuniram-se próximo à piscina e vibravam a cada nova chance de bater. Com muita agilidade e alegria, Dora Rocha e Claudiane Ferreira marcavam seis cartelas ao mesmo tempo. “Estamos conferindo por toda família”, revela.