SESC-MA se prepara para Ação Global 2012

02/05/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A valorização dos parceiros e sua contribuição para o evento. Esse é o tema da Ação Global 2012 que acontece no próximo sábado, 5 de maio, das 8h às 17h, na Cidade Universitária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O SESC-MA é parceiro do evento e vai disponibilizar serviços de saúde e de incentivo à leitura, por meio do BiblioSESC.

 
A equipe do SESC-MA estará com toda estrutura montada no Centro Pedagógico “Paulo Freire”, segundo andar, onde vão ser realizadas palestras educativas sobre saúde bucal, escovação orientada e aplicação tópica de flúor com distribuição de kit de higiene oral.
 
Na área da Concha Acústica, o BiblioSESC vai levar mais de 3 mil livros do melhor da literatura regional, nacional e estrangeira para entretenimento de crianças, jovens e adultos.
 
Ao todo, serão oferecidos mais de 130 serviços nas áreas de cidadania, saúde preventiva, educação, esporte e lazer, além do casamento comunitário, que não era realizado desde a edição de 2008. Com isso, a expectativa é atender gratuitamente 50 mil pessoas na região do Itaqui-Bacanga e adjacência.
 
De acordo com a superintendente do Sesi no Maranhão, Andréia Marão, a mudança de local, da região do Tibiri – na rodovia BR-135 – para a Cidade Universitária da UFMA – na avenida dos Portugueses, no Itaqui-Bacanga –, decorreu de uma pesquisa feita pelo Sesi que apontou uma grande necessidade da população da região por um evento do gênero.
 
"É uma região bastante grande, com muitas carências e as parcerias têm sido, a cada instante, o nosso ‘termômetro’ para que, de fato, a gente possa estar tendo a certeza de que a ampliação no número de serviços será possível", afirmou.
 
A Ação Global é um programa de caráter comunitário que concentra num único dia, um grande número de serviços sociais voltados para segmentos mais pobres da população, promovendo o acesso a serviços básicos, promovendo à inclusão social e o reconhecimento da cidadania. O evento é promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e a TV Mirante, emissora afiliada Rede Globo no Maranhão e tem como parceiro o SESC-MA que em todos os anos é presença marcante do início ao fim do projeto.