Lançamento nacional do SESC Amazônia das Artes acontece este fim de semana em Tocantins

03/05/2012 às 00:00 por Viviane Franco

O SESC lança nacionalmente a edição 2012 do Projeto SESC Amazônia das Artes, no Teatro SESC em Palmas (TO) no próximo dia 4 de maio, às 19h30. O Projeto Amazônia das Artes promove a circulação e o intercâmbio de espetáculos de dança, teatro, shows musicais e exposição de obras de artes dos Estados que pertencem à Amazônia Legal. Representando o Maranhão, o grupo Pulsar Cia de Dança estrea nessa capital no dia 9, com o espetáculo "Expiação". 
 
Pensado como um espaço no qual se tem acesso facilitado ao conjunto do patrimônio cultural brasileiro, o Projeto traz em sua diversidade de manifestações, uma fonte primária de conhecimento e aprendizado, voltada para a prática da cidadania e para a preservação e sedimentação da autoestima, proporcionando, assim, o estabelecimento de um diálogo constante entre os responsáveis pela produção e pelo consumo de bens culturais.

 

De acordo com a coordenadora de cultura do SESC-TO, Ana Friedlander, o projeto pretende apresentar a Amazônia por meio da Arte.  "O SESC Amazônia das Artes é um evento multicultural que estimula o intercâmbio artístico e proporciona o acesso do público a bens culturais produzidos na região da Amazônia Legal. O público poderá conferir apresentações artísticas como exposições, teatro e música durante dez dias", destaca.
 
Após o lançamento o projeto percorrerá os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima. O lançamento do SESC Amazônia das Artes vai contar com a presença de diretores de regionais do SESC além de coordenadores de cultura dos estados participantes.
 
SESC Amazônia das Artes

 

O projeto Amazônia das Artes irá realizar em 2012 a quinta edição, o que confirma seu caráter permanente no cenário amazônico. Entre os seus propósitos estão o estímulo e a difusão da produção artístico-cultural dos Estados abrangidos pela Amazônia Legal e por outros Estados que possuem características semelhantes devido a sua proximidade com a realidade da região. Seu principal alvo é a circulação de obras nas linguagens de Artes Plásticas, Dança, Música e Teatro oriundos dessa região, atendendo às necessidades específicas para um melhor desenvolvimento, além de integrar os departamentos regionais do SESC nos Estados que formam a Amazônia Legal.
 
Atualmente, o projeto conta com a participação de onze Estados, sendo eles Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Confira a programação em Tocantins:
 
SESC Amazônia das Artes 2012
Data: de 04 a 13 de maio
Local: Centro de Atividades de Palmas
Entrada: 1 Kg de alimento não perecível que pode ser trocado por ingresso de 23 de abril a 13 de maio no Teatro SESC Palmas em horário comercial ou na entrada de cada espetáculo
Informações: (63) 3212-9954 / 3219-9900 
 
Programação:
04/05 – 18h – Luê (PA) – Música
04/05 – 21h – Exposição Caóticos (AC) – Exposição de Artes
05/05 – 20h – Pionices (AM) – Dança
06/05 – 17h – O Auto da Folia de Reis (PI) – Teatro de Rua
07/05 – 20h – A Serpente (MS) – Teatro Adulto
08/05 – 18h – Corda com Corda (RR) – Música
09/05 – 20h – Expiação (MA) – Dança
10/05 – 18h – São Batuques (AP) – Música
11/05 – 20h – Plagium? (MS) – Dança
12/05 – 17h – O Menino e o Céu (MT) – Teatro Infantil
13/05 – 17h – O Menor Espetáculo da Terra (PA) – Teatro
 
Outras informações:
Twitter – @amazonia_artes