SESC promove oficina Percursos Criativos na Leitura e Encenação da Dramaturgia

03/05/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A dramaturgia  é a arte de elaborar um texto com o objetivo de transpô-lo para os palcos, apresentando por meio da encenação empreendida por atores. Visando despertar novos talentos, o SESC promove a partir desta quarta (02), das 14h às 17h, no auditório do SESC Deodoro, a oficina ”Percursos Criativos na Leitura e Encenação da Dramaturgia”.

 
Durante a abertura, foram apresentados conceitos de dramaturgia, teatro, ação e movimento, além de demonstrações práticas do processo criativo por meio de exercícios dinâmicos de percepção. Segundo Sabrina Lermen, “dramaturgia é talento e talento é a maior especialidade de externar algo”.
 
Participaram da oficina 28 pessoas entre atores da Companhia Ludovicense Tetit Mort, estudantes de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além de alunos do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem).
 
O objetivo da oficina é compartilhar conceitos da dramaturgia, analisar textos dramáticos e demonstrar de forma prática, processos criativos que auxiliam a criação de um texto teatral, além de fomentar a criação e compreensão da pluralidade de signos. Ressaltando também, aspectos que visem despertar as potencialidades expressivas do corpo psicofísico, estimulando a corporeidade.
 
A oficina acontece até a próxima sexta-feira (04), e é ministrada pela oficineira, Sabrina Lermen, mestre em criatividade e inovação pela Universidade de Fernando Pessoa/Portugal. O SESC promove e apóia essa iniciativa cultural. Confira a programação:
 
PROGRAMAÇÃO
 
2 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)
 
Teoria
Origens da dramaturgia, diferentes modelos de textos dramatúrgicos: da tragédia á comédia, teatro do absurdo, texto contemporâneo de Heiner Muller.
 
Prática
Corpo Sonoro
Aquecimento e alongamento corporal, respiração, dicção, entonação, noções de tempo e ritmo e ação vocal. Análise do movimento de Laban e sua aplicação no movimento vocal.
 
3 DE MAIO (QUINTA-FEIRA)
 
SEMIOLOGIA EM CENA
 
Teoria
Dramaturgia Híbrida e processos criativos através dos ativadores criativos, além da exemplificação da reescritura de um texto dramatúrgico a partir da mudança do sujeito protagonista. Dramaturgo x dramaturgista.
 
Prática
Pequenos grupos constroem e criam significados diferentes por meio do mesmo texto teatral, através do ativador criativo e da leitura criativa de imagens.
Pequenos grupos retratam e criam significados diferentes, através da recriação textual de um mesmo texto teatral, através do ativador criativo: escrita criativa, jogos lingüísticos e desmanches de frases.
 
4 DE MAIO (SEXTA-FEITA)
 
ANÁLISE DE LEITURA DRAMÁTICA
 
Análise detalhada da obra do autor com ênfase nos textos escolhidos, experimentos práticos baseados nas ações vocais de Laban.
Distribuição dos textos a serem lidos, divisão em equipes de trabalho, com foco nos futuros ensaios e leitura dramática.
 
Resultado
Leitura dramática do texto “É batata” (compilado de textos de Nelson Rodrigues) e da comédia “Claro” de David Ives.