Exposição homenageia os 400 anos de São Luís com trabalhos em grafitti

07/05/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A grafitagem é uma arte autorizada onde o autor retrata a realidade sócio-cultural por meio do traço preciso, expondo seus desejos e sonhos.  Resgatando e divulgando esse estilo, o SESC realiza a exposição 4Cem Traços e Cores de São Luís entre os dias 14 a 30 de maio, das 8h30 às 17h30, na Galeria de Arte. A abertura do evento acontece nesta sexta(11), às 18h30, na Galeria de Arte do SESC.
 
Em meio à diversidade de intervenções sociais presentes na paisagem urbana de São Luís, a grafitagem ganha destaque por se apresentar como uma fissura da normalidade visual presente na maioria das cidades. A Mostra 4CEM Traços e Cores de São Luís apresenta o trabalho de três grafiteiros que trazem a rua para o interior da Galeria do SESC. Com criações voltadas para o aniversário de quatrocentos anos da capital maranhense, o projeto foi elaborado especialmente para o SESC, com o objetivo de estreitar a relação entre os produtores do grafitti e a instituição.
 
Os artistas responsáveis pela exposição inédita são Gil Peniel, Edi Bruzac e OVNI. Suas produções estão abertas ao público nas paredes da Galeria e também outros suportes inusitados como latas, telhas e telas a partir desta segunda, dia 11 de maio, dando maior visibilidade ao grafite e explorando o potencial pedagógico da exibição dessa expressão artística.
 
Quem desejar debater e aprofundar a temática, pode se inscrever para o Núcleo Experimental de Estudos em Arte Plástica que traz “Pichação e Grafitti: Identidade,estética e transgressão na cena urbana de São Luís”, mediada pelo professor da UFMA José Raimundo Júnior. A reunião acontece na Galeria de Arte do SESC, no dia 18 de maio, às 18h30. Com 25 vagas disponíveis, as inscrições podem ser feitas pelo número (98)32163830 ou pelo e-mail
galeriadeartesescma@gmail.com
 
O grafite possui uma relação intrínseca com a capital maranhense, imprimindo beleza e personalidade aos muros, casas e prédios, além de espaços esquecidos e degradados pela ação do tempo como o acervo arquitetônico. O grafite está nas cidades assim com a cidade está nele. 
 
Os artistas
 
OVINI (Pablo Henrique Guimarães da Mota)

 

Fundador do coletivo “Furta Tinta”. OVINE tem um estilo ímpar, caracterizado pela criação de formas abstratas e sinuosas, que se misturam às representações figurativas de caráter estilizado. Em sua obra “Elementos da Natureza e Anatomia Humana” os componentes das suas criações se integram de forma complexa, destacando-se pelos detalhes e maturidade no uso da cor.
 
Edi Bruzac (Luís Bruzaca)


Representa o coletivo ‘“Furta Tinta”. Seu trabalho destaca-se pela vivacidade, o uso de cores vibrantes, formas estilizadas e atenção minuciosa aos detalhes. Participou de diversos encontros sobre arte e cultura de rua, não só no Maranhão, como também em outros estados, além de desenvolver trabalhos sociais com crianças e adolescentes socialmente vulneráveis.
 
Gil Peniel (Gil Álvares)


Aborda a temática religiosa em seus trabalhos buscando difundir valores e concepções cristãs. Suas obras exploram também a figura do negro, valorizando a auto-estima de jovens e crianças de comunidades menos favorecidas que são beneficiados por meio de ações formativas.