Lançamento do Dia do Desafio 2012 acontece nesta segunda

07/05/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A rotina das pessoas que moram em grandes cidades é marcada pelo stress e pelo sedentarismo. Apesar da prática de exercício ser essencial para quem deseja ter uma vida saudável, para muitos continua sendo uma tarefa que fica em segundo plano. Pensando em mudar essa realidade, o SESC promove uma grande mobilização em prol da saúde física conhecida como Dia do Desafio. A ação é realizada todos os anos na última quarta-feira de maio. O lançamento acontece nesta segunda-feira, 7, no SESC Pinheiro, em São Paulo.
 
No Maranhão, Caxias e Itapecuru-Mirim já são veteranas na disputa. Durante os 10 anos de realização no Estado participaram ainda as cidades de Paço do Lumiar e São Luís. Em 2012, o evento acontece no dia 30 de maio com o slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”, com a participação de Caxias e Itapecuru novamente e quem marca presença pela primeira vez é o município de São José de Ribamar, com a previsão de aproximadamente 150 mil atendimentos.
 
O Dia do Desafio (Challenge Day) é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde por meio de ações comunitárias. Esta proposta foi criada no Canadá e difundida mundialmente pela TAFISA – Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos, coordenada desde 1998 pelo SESC-SP no Continente Americano.
 
No dia 30, o SESC realiza diversas atividades como jogos esportivos, recreação, exercícios laborais para todas as faixas etárias, em que os participantes terão a oportunidade de desenvolver trabalhos em grupo, superar desafios e aprender a lidar com um público diversificado.
 
A quantidade de pessoas mobilizadas será contabilizada, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município. Ao final do evento, a cidade que envolver a maior porcentagem de participantes é a vencedora. Competem entre si, cidades do mesmo porte, ou seja, com o mesmo número de habitantes.
 
De acordo com a coordenadora do evento no Maranhão, Patrícia Oliveira: “O Dia do Desafio visa mobilizar o maior número de participantes como crianças, jovens e adultos para fazer com que esses indivíduos insiram a atividade física juntamente com as prioridades do cotidiano de cada um, transformando essa iniciativa num hábito rotineiro”, disse.
 
No ano passado o evento contou com o envolvimento de 4.023 cidades, de 22 países, atingindo mais de 64 milhões de pessoas.
 
O lançamento do evento acontece nesta segunda-feira, 7, no SESC-SP, ocasião em que será realizado o sorteio das cidades que participam do desafio saudável de mobilizar mais pessoas no dia 30 de maio, cuja programação será realizada para atender a todos os públicos e faixas etárias, como forma de garantir que todos possam praticar alguma atividade de acordo com a sua resistência física e preferência.