Contagem regressiva para o Dia do Desafio 2012

10/05/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A competição entre cidades promovida pelo SESC, por meio do Dia do Desafio já definiu seus competidores durante o lançamento do evento, nesta segunda-feira (7), no SESC Pinheiro, em São Paulo. As cidades maranhenses de Caxias, Itapecuru-mirim e São José de Ribamar concorrem contra Cachoeira de Itapemirim (ES), Estância (SE) e Juazeiro do Norte (CE), respectivamente. O Dia do Desafio 2012 acontece no dia 30 de maio e tem como slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”. O SESC-MA é co-realizado do evento que tem o objetivo de promover uma grande mobilização em prol da saúde física.

 
No Maranhão, Caxias e Itapecuru-Mirim já são veteranas na disputa. Durante os 10 anos de realização no Estado participaram ainda as cidades de Paço do Lumiar e São Luís. Em 2012, o evento acontece no dia 30 de maio com o slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”, com a participação de Caxias e Itapecuru novamente e quem marca presença pela primeira vez é o município de São José de Ribamar, com a previsão de aproximadamente 150 mil atendimentos.
 
O Dia do Desafio (Challenge Day) é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde por meio de ações comunitárias. Esta proposta foi criada no Canadá e difundida mundialmente pela TAFISA – Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos, coordenada desde 1998 pelo SESC-SP no Continente Americano.
 
No dia 30, o SESC realiza diversas atividades como jogos esportivos, recreação, exercícios laborais para todas as faixas etárias, em que os participantes terão a oportunidade de desenvolver trabalhos em grupo, superar desafios e aprender a lidar com um público diversificado.
 
A quantidade de pessoas mobilizadas será contabilizada, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município. Ao final do evento, a cidade que envolver a maior porcentagem de participantes é a vencedora. Competem entre si, cidades do mesmo porte, ou seja, com o mesmo número de habitantes.
 
De acordo com a coordenadora do evento no Maranhão, Patrícia Oliveira: “O Dia do Desafio visa mobilizar o maior número de participantes como crianças, jovens e adultos para fazer com que esses indivíduos insiram a atividade física juntamente com as prioridades do cotidiano de cada um, transformando essa iniciativa num hábito rotineiro”, disse.
 
No ano passado o evento contou com o envolvimento de 4.023 cidades, de 22 países, atingindo mais de 64 milhões de pessoas. Em 2012, a disputa acontece no dia 30 de maio, cuja programação será realizada para atender a todos os públicos e faixas etárias, como forma de garantir que todos possam praticar alguma atividade de acordo com a sua resistência física e preferência.