Grupo Maranhense faz turnê no projeto Amazônia das Artes do SESC

10/05/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A dança surgiu antes mesmo de o homem ser homem. Desde a antiguidade, era uma das principais formas de expressão e de aproximação com os deuses e ao longo da história humana esteve presente, sendo considerada divina ou maldita, mas sempre envolvente. E foram motivados por essa envolvente arte que alguns bailarinos se uniram e nasceu a Pulsar Cia. de Dança, grupo selecionado para representar o Maranhão no Projeto do SESC Amazônia das Artes 2012.

 
Com uma ousada proposta, o grupo retrata o tema suicídio de uma forma sensacional. Com o tema "Expiação", o espetáculo é inspirado em bilhetes verídicos de suicidas, em que mostram o turbilhão de sensações entre o fim e o início, o preconceito e a renuncia.
 
Apesar de ser um tema polêmico, os bailarinos se apresentam de forma a projetar o real além do que parece ser, produzindo uma síntese de como isto se apresenta e desenvolver estímulos vividos pelo “suicidado”. Como definem: “o espetáculo ultrapassa as fronteiras dos parônimos e do antagonismo, para mergulhar nos conflitos humanos”
 
De maio a setembro, o grupo de bailarinos vai circular além do Maranhão, pelo Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima, com o espetáculo Expiação,
 
Com 10 anos de existência, o Pulsar Cia de Dança já tem uma longa experiência em apresentações com repertório festivais e eventos por todo o país, incluindo participações pelo SESC, no Projeto “Palco Giratório”, com intercâmbio Pulsar x Ginga Cia de Dança (MS).
 
Segundo o Diretor Geral da Companhia, Abelardo Teles, levar o nome do Maranhão é sempre um desafio prazeroso e que exige muita responsabilidade, “nosso objetivo é circular posteriormente no circuito Palco Giratório para conquistar palcos no Sul e Sudeste”, disse.
 
No circuito 2012 do Amazônia das Artes foi lançado no dia 04 de maio, no SESC Tocantins, o projeto visa ser um espaço no qual se tem acesso facilitado ao conjunto do patrimônio cultural brasileiro, trazendo em sua diversidade de manifestações, uma fonte primária de conhecimento e aprendizado, voltada para a prática da cidadania e para a preservação e sedimentação da autoestima, proporcionando, assim, o estabelecimento de um diálogo constante entre os responsáveis pela produção e pelo consumo de bens culturais.
 
Durante este mês, o grupo maranhense se apresenta nas cidades de Palmas (TO), Manaus (AM) e Belém (PA).