Projeto Ver para Aprender inicia avaliações oftalmológicas

10/05/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Não é apenas com o envelhecimento que as doenças se apresentam. Na infância também podem surgir graves problemas, como os da visão. Visando diagnosticar e combater déficits oftalmológicos que atrapalham o desempenho em sala de aula de alunos de 5 anos,o SESC deu início ao projeto Ver para Aprender nesta quarta, dia 9 de maio, com a avaliação da primeira turma do ensino infantil.

 

Vinte turmas da educação infantil do SESC fazem parte do cronograma de avaliação oftalmológica do projeto Ver para Aprender. Nesta quarta, dia 9, alunos de uma das dez turmas do turno matutino participaram da avaliação inicial. A triagem para identificar possíveis problemas prossegue até o mês de junho.

 

No mês de abril, o SESC promoveu uma reunião com os pais e responsáveis para apresentar o projeto, destacar sua importância e esclarecer dúvidas. Segundo a coordenadora do Ver para Aprender, Geisa Cutrim, a realização da reunião foi necessária para chamar a atenção dos pais para a relevância da prenvenção e tratamento precoce, evitando problemas graves no futuro.

 

Durante toda a programação, os estudantes passam por teste de acuidade visual, consulta oftalmológica e aferição do grau para a confecção dos óculos, nos casos que forem necessários. E os pais não ficam de fora de todo esse processo de educação em saúde, recebendo orientações e informativos com dicas de prevenção no decorrer das atividades.

 

Realizado desde 2002, este ano o Ver para Aprender estipula o atendimento de aproximadamente 268 crianças da Educação Infantil do SESC, sendo dez turmas do turno matutino e dez do vespertino.