São José de Ribamar desafia a veterana de Juazeiro do Norte no Dia do Desafio 2012

18/05/2012 às 00:00 por Viviane Franco

São José de Ribamar é para muitos, sinônimo de paz e de tranquilidade, características essenciais para quem deseja uma vida longa e com saúde. Longe do estresse e ao lado de uma bela vista do litoral, o SESC-MA realiza no próximo dia 30 de maio, o Dia do Desafio 2012. É a primeira vez o município ribamarense participa do evento que propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de exercício físico. Nesse dia é feito uma disputa entre cidades do mesmo porte, e a que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence o desafio.

 

 
Em 2012, o SESC-MA promove a 6ª edição do Dia do Desafio que tem como slogan “Você se Mexe e o Mundo Mexe com Você”. No Maranhão, a previsão é contabilizar aproximadamente 150 mil atendimentos. No ano passado o evento contou com o envolvimento de 4.023 cidades, de 22 países, atingindo mais de 64 milhões de pessoas.
 
 
Com uma população de 162.925 mil habitantes, segundo censo do IBGE em 2010, São José de Ribamar é a terceira cidade mais populosa do Maranhão. Sua concorrente, Juazeiro do Norte, no Ceará, possui uma população estimada em 249.939 habitantes e asselha-se por também estar em terceiro lugar em população em seu estado.
 
 
E as semelhanças não ficam só na quantidade de moradores. O nome do município maranhense é em homenagem ao padroeiro do Maranhão. Na cidade de Ribamar encontra-se um dos santuários mais importantes do Norte-Nordeste.
 
 
Do lado do Ceará, a bênção divina vem pela figura mística do Padre Cícero, importante liderança na emancipação e independência da cidade, e venerado pelo povo como um santo. Graças a ele, hoje a cidade é referência no Nordeste como um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina, atraindo milhões de romeiros todos os anos.
 
 
Sob a bênção de São José de Ribamar e Padre Cícero, as duas cidades disputam amigavelmente no próximo dia 30 de maio para mostrar quem mais incentivou seus moradores a praticarem atividade física. A cidade cearense é veterana no evento participando desde 2002.
 
 
Cada participação deve ser registrada por fotos ou vídeo e conta pontos o para o resultado final da competição. Será considerada vencedora a cidade que conseguir o maior percentual de habitantes mobilizados em relação ao numero total de habitantes. A disputa não é apenas estímulo à participação, mas a promoção de valores como a cidadania, interação social e busca pela qualidade de vida.
 
 
De acordo com a coordenadora do evento no Maranhão, Patrícia Oliveira: “O Dia do Desafio visa mobilizar o maior número de participantes como crianças, jovens e adultos para fazer com que esses indivíduos insiram a atividade física juntamente com as prioridades do cotidiano de cada um, transformando essa iniciativa num hábito rotineiro”, disse.
 
 
HISTÓRICO
 
 
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela TAFISA (The Association For International Sport for All) entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.
 

Desde 2000, o SESC São Paulo assumiu a coordenação do Dia do Desafio para o Continente Americano e em todo o Brasil, as Unidades SESC coordenam as atividades nos estados.
A proposta é que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física.
 
 
A programação varia de acordo com o local. Ema algumas cidades, são realizados exercícios físicos, ginástica laboral, competições esportivas, apresentações de capoeira, artes marciais entre outras ações.

Bancos, escolas, empresas, entidades, instituições, praças e muitos outros locais servem de espaço para a prática de atividades esportivas, como aulões de ginástica, futebol, ciclismos, natação, e muitas outras ações que são contabilizadas por meio de um telefonema para o Dia do Desafio.

 
 
Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. A disputa é amigável e os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração e começam a compreender a importância de fazer da atividade física é um hábito para os outros dias do ano.
 
 
O incentivo à prática esportiva é uma das diretrizes do SESC. Este ano mais uma vez a instituição é co-realizadora do Dia do Desafio no estado liderando a participação ativa das populações dos municípios de São José de Ribamar, Caxias e Itapecuru.
 
Todos os municípios participantes recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades em cada cidade recebem o Certificado de Participação.