SESC na luta contra a violência infanto-juvenil

18/05/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Violência, medo e abusos  ainda fazem parte do dia-a-dia de milhares de crianças brasileiras. Com o objetivo de conscientizar a sociedade para o enfrentamento desse grave problema,  foi instituído O Dia Nacional de Luta contrao Abuso e a Exploração Sexual, celebrado nesta sexta, dia 18 de maio commobilizações e ações sociais em todo o país. Buscando sensibilizar os maranhenses para a questão, o SESC realiza a campanha “Diga Não à Violência  Contra a Criança e Adolescente”nos dias 19, 20, 21 e 26 de maio nos bairros Raposa, Liberdade,Forquilha, Maioba e Alemanha, das 8 às 18 horas, com palestras, atividades lúdicas, distribuição de kits para as crianças e folhetos informativos para os pais.

 

Alertando a população para esse quadro alarmante, o SESC realiza a campanha contra a violência infanto-juvenil na UEB Estado do Mato Grosso (dia 19), Igreja Nossa Senhora das Graças (dia 20), Escola Sonho de Criança (dia 21), Escola São Joaquim (dia 21) e Centro Espírita Eurípedes Barsanufo (dia 26) com ações de panfletagem, palestra com o tema “Violência contra a criança e adolescentes: formas de combate, como denunciar”, atividades lúdicas relacionadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e distribuição de kits compostos com brinquedos e bombons para as crianças.

 

Na UEB Mato Grosso e Escola São Joaquim, a oficina recreativa para crianças e adolescentes acontece pela manhã.Na Igreja Nossa Senhora das Graças e Escola Sonho de Criança, a atividade está marcada para a tarde. A programação do Centro Espírita Eurípedes Barsanufo, por sua vez, é inteiramente direcionada aos pais.

Em 2000, o Governo Federal lançou o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil. Segundo relatório do Comitê Nacional entre 2003 e 2010, o número de denúncias recebidas pelo Disque 100 cresceu 625%. A média de ligações registradas a cada dia passoude 12, em 2003, para 129 em 2011.

 

Segundo dados do Disque 100, entre janeiro e agosto de 2011, o Maranhão é o quarto estado com maior número de denúncias de abuso contra a criança e o adolescente e o nordeste está no topo do ranking.

 

 Disque-Denúncia

 

A maior parte das denúncias recebidas registra negligência, violência física e psicológica e violência sexual como as principais violações, sendo que a grande maioria das vítimas é do sexo feminino.

 

O Disque 100 funciona de domingoa domingo, inclusive em feriados, das 8 às 22 horas. O anonimato é garantido equalquer pessoa pode fazer a denúncia. Além do telefone, outra forma de delatar abusos é o envio das informações pelo e-mail  disquedenuncia@sedh.gov.br