Anime Play Island movimenta SESC Deodoro

21/05/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Uma invasão de personagens famosos dos quadrinhos e da TV movimentou o fim de semana no SESC Deodoro com a realização do Anime Play Island. O evento promovido pelo Grupo Sekai em parceria com a instituição reuniu amantes de anime em uma divertida tarde de competições, torneios de vídeo games, música, tecnologia, estandes de vendas de miniaturas e fantasias relativas ao mundo.

 
O Anime Play Island é o segundo evento realizado pelo grupo Sekai para o mundo anime. Ano passado, a programação aconteceu em novembro no mesmo local, o YokayFast, com um público estimado em 600 participantes que este ano foi superado em 200 jovens de 13 a 25 anos de São Luís, segundo os organizadores do Sekai.
 
 
Durante a programação os participantes apreciaram as novidades dos animes japoneses, cartuns americanos além dos clássicos mangás. Houve ainda torneios de jogos digitais (videogame) como Mortal Combate, Naruto Ps2, Naruto Generation Ps3, Futebol, Street Fight, que agitaram os Otakus (meninos que curtem o universo anime) e as Otomes (meninas, que entre outras coisas conhecem e admiram a temática).
 
 
Entre as figuras que marcaram presença estavam os personagens da turma da Marvel, na categoria Comics por fazerem parte de cartuns americanos, entre eles Batmam, Coringa, Bane, Charada e Arlequina, que concorreram ao título de melhor Cosplays. João Pinheiro, como Bane; João Pedro caracterizado de Batmam; Carla Rejane vestida como Arlequina; Hugo Costa como o maléfico Coringa e Iago Costa representando o enigmático Charada.
 
 
Outros animes também se destacaram na multidão, as belas Lolitas, que são meninas que se vestem como bonecas japonesas, os K-Pops que são em sua maioria jovens, que curtem música coreana e reproduzem as coreografias realizadas pelos artistas pop coreanos, além de apaixonados por rock, os J-Rocks e os diversos cosplays, que são pessoas que ao se identificar com algum personagem, seja de desenhos, animes, filmes, música, se caracterizam como o próprio personagem.
 
 
Segundo Larissa Saraiva, cosplay há 6 anos, “um cosplay é toda pessoa que tem em sua essência a personalidade e a atitude de um personagem e utiliza a caracterização para evidenciar essa personalidade”.
 
 
APRESENTAÇÕES
 
 
Anime é literalmente qualquer animação produzida no Japão. Uma boa parte dos animes possuem uma versão em mangá, que são as revistas em quadrinho japonesas; e ganham fôlego por meio dos cosplays, que são jovens que se caracterizam, tal qual os personagens fictícios, criando uma diversidade de estilos, cores e fantasias e visando aproximar o mundo Oriental de São Luís. Para marcar a presença dessas celebridades, houve uma competição em que as características físicas, personalidade, trejeitos, figurino, maquiagem, cabelo foram criteriosamente analisadas.
 
 
A área de vivência se tornou um grande palco para a apresentação tradicional de cosplays que interpretaram personagem prediletos em uma clássica reunião dos vilões, que tramavam como derrotar o morcego mais amado do mundo, nesse quesito. A desenvoltura no palco foi imprescindível.
 
 
Na apresentação livre, os personagens também encenaram, mas dessa vez foi uma apresentação cômica, com piadas saudáveis que provocaram gargalhadas no público.
 
 
Os jurados Roberta Chaini, estudante e Cosplay; Larrissa Saraiva, Cosplay; e Brendo Lima, estandista e apaixonado pelo mangá Cavaleiros do Zodíaco, decidiam depois de muito suspense que o melhor Cosplay do Anime Play Island era Lago Costa, o Charada.
 
 
E a programação só terminou a noite, com a apresentação da banda maranhense de Rock Histeria. Muito bate-cabeça, metal, músicas autorais com temáticas políticas e reflexivas, e de bandas famosas como a heavy metal, Sepultura.
 
 
O evento deixa saudades nas centenas de jovens que prestigiaram o Anime Play. A proposta, segundo os organizadores, que no segundo semestre seja realizado outro. Portanto, apaixonados por música, Animes, Mangás, Cosplays, J-rocks, K-pops, Lolitas, Comics, Otakus e Otomes fiquem ligados!