Educação alimentar com alegria e diversão no Mesa Brasil SESC

21/05/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 As atividades lúdicas beneficiam os seres humanos, proporcionando prazer e aprendizagem. Com imaginação e muita criatividade, falar sobre a forma correta de se alimentar e avaliar nutricionalmente as crianças de instituições sociais ficou mais fácil. Com um teatrinho de bonecos, as nutricionistas do Mesa Brasil SESC visitam as instituições cadastradas no programa ao longo do ano, ensinando sobre a importância de comer legumes e verduras. Na última semana, o Clube de Mães do Turu e a Sociedade Voluntária de Assistência ao Menor receberam a apresentação.

Com o objetivo de identificar crianças com risco de desnutrição, abaixo do peso ideal ou mesmo com algum tipo de patologia relacionada à alimentação, o Mesa Brasil SESC preparou uma avaliação nutricional alternativa, utilizando a magia do teatrinho para realizar a educação alimentar dos pequenos. As 85 crianças do Clube de Mães participaram da programação na última quinta, dia 17, e as 45 crianças atendidas na Sociedade Voluntária de Assistência ao Menor na sexta, dia 18 de maio.
Com 63 instituições cadastradas no programa em São Luís, o SESC desenvolverá a atividade durante todo o ano. Após as avaliações, as crianças que apresentarem algum problema receberão o acompanhamento profissional das nutricionistas até reverterem o quadro diagnosticado.
O Brasil está no topo da lista de produtores mundial, mas também é um dos líderes no ranking da subnutrição. Combatendo esse quadro contrastante e devastador, o Mesa Brasil SESC busca conscientizar e mobilizar os maranhenses para a luta contra o desperdício de alimentos, trabalho diário realizado há 9 anos no Maranhão.
O Mesa Brasil SESC conta a parceria de supermercados e representantes do setor alimentício. Em São Luís, o programa recebe o apoio das empresas Frango Americano, Supermercado Mateus (BR), F.A.R. da Silva Comércio de Laranja,Comphex, Supermercado Bom Preço (Jaracati, Olho D’água e Centro), Galeteria Cohatrac, Atacadão, Conab ( Companhia Nacional de Abastecimento), Sabor e Aroma, Peixaria Padre Cícero, 24º BC, Predileto Alimentos, CEMP e  I. M Distribuidora de Frutas, e em Caxias do Verdurão Fortaleza, Casa Bonfim e Comercial Carvalho (I,II e III).