Caxias se prepara para o Dia do Desafio que acontece no próximo dia 30

22/05/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Caxias já está se preparando para mais uma edição do Dia do Desafio, a ser realizado no próximo dia 30. Na expectativa de superar o índice do ano passado, em 2012 o objetivo a ser alcançado é mobilizar mais de 50 mil caxienses a praticarem atividades físicas e esportivas durante pelo menos 15 minutos durante esse dia. Este ano, o município compete para superar o número de atendimentos da cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES).


A participação de Caxias vai ser coordenada pelo SESC-MA que já vem mantendo contatos com empresas, escolas, clubes, servidores públicos e entidades representativas, para que cada um promova atividades físicas neste dia, contabilizando o maior número de pessoas para que o município garanta a vitória.
 
Os participantes terão à disposição o telefone (99) 3521-3862, da unidade Caxias para registrar a participação no evento que está programado para iniciar às 5h da madrugada com alongamento dos garis. Por volta das 8h, a população é convidada a participar de uma caminhada pelo centro da cidade até a Praça do Pantheon, onde estudantes de escolas públicas, bombeiros mirins, idosos integrantes do grupo da Terceira Idade do SESC participam de apresentações culturais e aulão de dança/ginástica.  Paralela a essa atividade, equipes do SESC vão visitar empresas e órgãos públicos para realizar ginástica laboral.
 
Na BR 316, acontece um trio elétrico chama a população para participar de diversas ações. À tarde, o famoso passeio ciclístico até a Praça do Pantheon reúne mais pessoas para encerrar com chave de ouro a programação com um aulão de dança, apresentações culturais e show musical.

Para o técnico do SESC, Dênnys Sousa, responsável pela divulgação do evento nas entidades, o desafio maior a ser vencido é driblar a inatividade. "Como diz o slogan, você se mexe e o mundo mexe junto, então o importante é praticar qualquer outro esporte, o que não vale é ficar parado", garante.

Dênnys destaca que essas atividades devem ser devidamente registradas, com horário de início e encerramento e quantos participantes por período. Esses dados serão encaminhados à imprensa e ao SESC/SP, órgão responsável pela organização do Dia do Desafio no Brasil. Se todos fizerem sua parte, certamente Caxias vai somar mais uma conquista em seu currículo no evento.

NÚMEROS

 
Em 2011, o Dia do Desafio teve a adesão de 22 países, 4.023 cidades e mais de 63 milhões de participantes. No Brasil, foram 34.580.948 pessoas, de 1.871 municípios, e no Maranhão, participaram três cidades — Caxias, Itapecuru e Paço do Lumiar —, com a mobilização de 142.418 pessoas. Com o objetivo de incentivar as pessoas a praticar esporte e atividades físicas regularmente em benefício da saúde e melhor qualidade de vida, foi criado há 17 anos o Dia do Desafio, no Continente Americano. A organização no Brasil está a cargo do SESC/SP, com apoio da Federação Pan-americana de Esporte para Todos (FEPADET) e no mundo, pela TAFISA, Instituição Internacional de Esporte para Todos, com sede na Alemanha.