Competição de ginástica rítmica e artística abrilhantam Olimpíadas SESC

25/05/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Mais uma etapa das Olimpíadas SESC 2012 acontece neste sábado, dia 26 de maio, no SESC Turismo, a partir das 9 horas. A ginástica, nova modalidade da competição, mostra toda sua força e beleza nas categorias ginástica rítmica e ginástica artística. No total, 99 atletas participam da disputa que define os campeões em uma só rodada.

 
O Festival de Ginástica Artística reúne 57 ginastas, com idade entre 4 e 16 anos na briga por medalha, enquanto a Competição de Ginástica Rítmica apresenta 42 atletas inscritos. Na ginástica artística, também conhecida como ginástica olímpica, os competidores exibem-se em séries de solo individual, em grupo de 4 ou 5 e para os atletas mirins um circuito, além da apresentação de saltos.


A ginástica rítmica ou ginástica rítmica desportiva (GRD) é uma simbiose de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos corda, arco, bola,maças (balizas) e fita. A banca de arbitragem, que conta com a participação de técnicos estaduais e um nacional, avalia a apresentação do ginasta em sua totalidade, analisando os movimentos sob os âmbitos físico, artístico e expressivo.


Nesta sexta, dia 25 de maio, toda a equipe se reuniu para a realização do Congresso técnico e treinamento escalonado no SESC Turismo, a partir das 8 horas. Modalidade estreante nas Olimpíadas SESC, a ginástica promete uma bela competição. Vale a pena conferir.