Itapecuru-Mirim: 6º edição do Dia do Desafio

25/05/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Quinze minutos de atividade física diária. Uma tarefa simples, mas com grandes benefícios para a saúde física e mental. É com essa proposta que o Dia do Desafio mobiliza há 29 anos milhares de pessoas em todo o mundo. No Maranhão, o SESC é corealizador do evento que na edição 2012 acontece nas cidades de São José de Ribamar, Caxias e Itapecuru-Mirim. Participando pelo sexto ano consecutivo, a veterana Itapecuru preparou-se para movimentar pessoas de todas as idades com gincana; caminhada; desfile; estações: esportivas, infantis e saúde; atividades físicas em escolas; ginástica laboral; passeio ciclístico e apresentações culturais no encerramento de um dia inteiro de programação, realizada na próxima quarta, dia 30, das 7 às 21 horas.

 
Com o objetivo de mobilizar 12.000 pessoas, este ano Itapecuru organizou mais uma vez uma agenda variada de atividades físicas e esportivas, com maior parte das práticas concentradas na Praça Gomes de Sousa. Às 7 horas, a programação começa em ritmo moderado com uma caminhada do grupo de idosos pela Avenida Antonio Olívio. O desfile da Brigada Militar promete chamar a atenção da população, com trajeto da praça Gomes de Sousa até a Avenida Brasil, e início previsto para às 8 horas. Ainda pela manhã, uma animada gincana esportiva com alunos de escolas públicas na Praça Cruz e aulão de capoeira e estação kids, que movimenta a criançada até o final da programação com brinquedos infláveis, cama elástica, touro mecânico e máquina de dança na praça Gomes de Sousa.
 
As estações esportivas realizam torneios nas modalidades futebol, voleibol e basquete, nas categorias infantil, infanto-juvenil e adulto durante todo dia. Ao mesmo tempo, a estação Saúde disponibiliza orientação sobre hipertensão arterial, DST’s, saúde bucal, câncer de pele e vacinação. A zona rural da cidade não fica de fora da programação do Dia do Desafio e os alunos de escolas municipais dos turnos matutinos e vespertinos também participam de atividades esportivas nas próprias instituições de ensino.Os trabalhadores, parcela da população mais atingida pelo sedentarismo e estresse, praticam exercícios nas sessões de ginástica laboral. Representando a extensa classe, funcionários de indústrias ceramistas e comerciários disponibilizam 15 minutos da sua jornada diária para atividades de alongamento e relaxamento.
 
No passeio ciclístico, marcado para iniciar às 17 horas, além de apontar a prática da modalidade esportiva como alternativa acessível e prazerosa para uma vida saudável, a intenção é lembrar também que o meio de transporte é ecologicamente correto e é uma ótima opção para quem deseja colaborar para a preservação do meio ambiente. No roteiro: SESC Itapecuru – Av. Professor Antônio Olívio – Av. Brasil – Av. Gomes de Sousa – Chegada: em frente à prefeitura.
 
Novidade na edição 2012 do Dia do Desafio na cidade, a Oficina de Formação de Multiplicadores foi realizada nesta sexta, dia 25, na sala polivalente do SESC Itapecuru. Voltada para a equipe de saúde do evento, lideranças locais e educadores, os participantes aprenderam técnicas de confecção de equipamentos de ginástica e brinquedos com materiais recicláveis, monitoração da frequência cardíaca e sequência de exercícios de alongamento, além de resgatarem antigas brincadeiras infantis como amarelinha e pega bandeira, inclusas em cartilha especialmente produzida para a ocasião.
 
DISPUTA
 
O Dia do Desafio visa mobilizar o maior número de participantes de todas as idades com o intuito de que esses indivíduos insiram a atividade física na sua lista de prioridades do cotidiano, transformando essa iniciativa em um hábito rotineiro.
 
Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver a maior porcentagem de pessoas nas atividades propostas. O cálculo é realizado com base no número total de habitantes. Este ano, Itapecuru-Mirim desafia Estância (SE) a mobilizar o maior número de pessoas no dia 30 de maio.
 
Todos os municípios participantes recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades em cada cidade recebem o Certificado de Participação.