Com 48% Caxias vence Cachoeiro do Itapemirim no Dia do Desafio

01/06/2012 às 00:00 por Viviane Franco

O resultado do Dia do Desafio foi divulgado. Caxias mobilizou 74.493 pessoas que correspondem a 48,02% da população. Cachoeiro do Itapemirim (ES), cidade concorrente, conseguiu movimentar 27,92% deixando a vitoria para a cidade maranhense no Dia do Desafio de 2012.

 
É o sexto ano que Caxias participa do projeto. Nesta edição a programação no município começou logo cedo com uma ginástica laboral realizada às 5h, na sede do Serviço Autônomo de Meio Ambiente e Limpeza (SAMAL), o SESC deu início às atividades do Dia do Desafio 2012, neste dia 30 de maio.
 
Com muita disposição, os agentes de limpeza fizeram alongamento, aeróbica e receberam orientação sobre a importância da prática regular de exercício físico para a saúde corporal. Essa mesma atividade aconteceu ao longo de todo o dia em órgãos e empresas, como Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Armazém Rio, SENAC, CN Motors, Canadá Veículos, Cavepel e outros que assumiram o desafio de vencer o sedentarismo e ajudar o município de Caxias a vencer Cachoeiro de Itapemirim (ES).
 
A meta de Caxias era mobilizar pelo menos 68 mil pessoas de um total de 155.202 habitantes segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, para ficar páreo a páreo com Cachoeiro de Itapemirim que tem uma população é de 189.878 habitantes. Para isso o SESC em parceria com a Prefeitura foi às escolas, realizou campeonatos, incentivou a população a fazer pelo menos 15 minutos de qualquer tipo de atividade física em casa e não deixar de ligar para registrar a participação.
 
Uma caminhada com saída da Catedral até a Praça do Pantheon, onde foi montado o palco oficial do evento, arrastou pessoas de todas as idades, entre estudantes e integrantes do TSI do SESC.
 
No palco, a animação ficou por conta de educadores físicos, coordenados pelo Técnico de Recreação do SESC, Amarildo Brasil. Juntos realizaram aulões de ginástica e concursos de dança com a moçada.
 
Como o alvo era a promoção de saúde, técnicos de Educação em Saúde do SESC e voluntários prestaram atendimento aos animados participantes, com a realização de aferição de pressão e orientações sobre prevenção, inclusive contra Dengue, por meio da Campanha de Combate a Dengue.
 
“Um momento de mobilização desses é oportuno para lembrarmos a população sobre os riscos da Dengue e por isso todos devem se prevenir”, disse a técnica de Saúde do SESC, Rosilane Pontes.
 
O ponto alto da programação aconteceu à tarde, com o passeio ciclístico partindo do Ginásio João Castelo até o palco na Praça do Pantheon. Jovens e adultos se inscreveram doando um quilo de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil.
 
Enquanto mais pessoas se juntavam ao grupo que agitavam a Praça do Pantheon, uma equipe de professores no trio elétrico reuniu várias pessoas que diariamente caminham na BR para um aulão de aeróbica.
 
Para comemorar o sucesso da programação, um show com a Banda Devassa encerrou a noite ao som de muito forró e sucessos para ninguém ficar parado, como pediu o lema do Dia do Desafio, você se mexe e o mundo mexe junto.
 
“Chegar ao final de um grande evento desses foi realmente um desafio gratificante, principalmente porque contamos com uma significativa atuação de parceiros que participaram ativamente de todo o evento, sem contar a quantidade de telefonemas a todo o momento de pessoas informando que fizeram alguma atividade em casa, comprova que a população de Caxias participou desse evento mundial. Então temos mais fatores positivos do que negativos”, avaliou o coordenador do projeto em Caxias, Dênnys Sousa.
 
As ligações para registro de atividade encerraram às 21h de ontem e os dados serão enviados para o SESC São Paulo, que coordena o evento em toda a América. O resultado com os nomes das cidades vencedoras deve ser divulgado até o final da semana.
 
Confira o resultado: