Palco Giratório: Dança e teatro no Arthur Azevedo

01/06/2012 às 00:00 por Viviane Franco

O Palco Giratório está completando 15 anos de estrada, com milhares de espetáculos teatrais por todo Brasil na bagagem. Ao longo desse caminho, mais de 170 grupos teatrais já passaram pelo projeto, com realização de aproximadamente cinco mil apresentações e alcance de 2,5 milhões de espectadores. Neste mês, o Palco Giratório presenteia São Luís com o espetáculo de dança Escapada e a peça teatral Os Faladores, da Cia. Mario Nascimento, grupo de Minas Gerais. A apresentações acontecem nos dias 4 e 5 de junho, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo.
 
Dando continuidade ao circuito cultural de apresentações do Palco Giratório que estreou em São Luís com a peça Dia Desmanchado, no dia 15 de abril ,o SESC traz para o palco maranhense a dança contemporânea com a CIA Mário Nascimento.
 
O espetáculo Escapada aborda a fuga do homem das grandes metrópoles, retratado em um personagem psicologicamente e fisicamente esgotado pelo dia-a-dia da cidade e que procura outro lugar para viver. Repleta de cenas com dança, música e teatro, além de momentos de pura improvisação, a peça é uma fuga para lugar nenhum de alguém que não sabe para onde vai.
 
Já o espetáculo teatral Os Faladores exalta o tema da oralidade, trazendo diversas formas de comunicação por meio do som, música, palavra,poesia, dança, ação e movimento. A apresentação tem o objetivo de ressaltar que apesar das inúmeras barreiras e ruídos ao longo do processo, a vital necessidade do ser humano em se expressar supera o tempo e o espaço.
 
Para garantir os ingressos dos espetáculos é necessário comparecer ao teatro uma hora antes e trocá-los por um 1 kg de alimento não perecível na bilheteria. Mais informações no site
http://www.sesc.com.br/palcogiratorio
 
 
Oficina
 
Para quem deseja saber um pouco mais a dança contemporânea, um dos marcantes elementos das peças, pode se inscrever para a oficina de Dança Contemporânea com a temática “Repertório e processo de trabalho da Cia. Mario Nascimento”, oferecida nos dias 6 e 7 de junho, das 13 às 17 horas, na sala de dança do Teatro Arthur Azevedo.  A inscrição é gratuita e os interessados devem se dirigir à sala de técnicos do SESC Deodoro. Com carga horária de oito horas, os participantes conhecerão o código de movimento da Companhia e os procedimentos da preparação corporal  necessária antes da apresentação.


Pensamento Giratório
 
O dia 7 de junho é reservado para a mesa redonda "Pensamento Giratório", com a temática “Filosofia de Trabalho da Cia Mário Nascimento”. Trata-se de um momento de reflexão e discussão a partir dos espetáculos apresentados pelo grupo. Os debates são abertos ao público e propiciam um diálogo mais profundo sobre a pesquisa e teoria teatral empreendida na construção das peças.
 
Agenda

 
Espetáculo "ESCAPADA”
Local: Teatro Arthur Azevedo
Dia/Horário: 04 de junho, às 20h
Entrada: 1 kg de alimento não perecível (trocados por ingressos 1h
antes do espetáculo na bilheteria do teatro)
 
Espetáculo "FALADORES”
Local: Teatro Arthur Azevedo
Dia/Horário: 05 de junho, às 20h
Entrada: 1 kg de alimento não perecível (trocados por ingressos 1h antes do espetáculo na bilheteria do teatro)
 
Oficina de Dança Contemporânea – Repertório e processo de trabalho da Cia. MN
Local: Sala de Dança do Teatro Arthur Azevedo
Período/Horário: 06 e 07 de junho, de 13h às 17h
Inscrição: gratuita (Sala de Técnicos – SESC Deodoro)
Vagas limitadas!
 
Pensamento Giratório
Local: Chico Discos (localizado na Rua São João, esquina com a Rua dos Afogados, 389 – A, Centro)
Dia/Horário: 07 de maio, às 19h
Entrada: Gratuita