Poética da Reciclagem em exposição no SESC

01/06/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A reciclagem é uma forma de arte, onde se reaproveita poeticamente o que se achava perdido. Com essa visão, o SESC promove a Exposição Artística “Poética da Reciclagem” do artista mineiro, naturalizado ludovicense, Fábio Vidotti. Entre os dias 8 e 29 de junho, o trabalho está aberto ao público na Galeria e Arte do SESC, das 8h30 às 17h30. A abertura da mostra está marcada para esta quarta, dia 6 de junho, das 18h30 às 21h.

 
Fábio Vidotti é um grande experimentador de estilos, técnicas e matérias. Em suas obras demonstra uma veia artística verdadeiramente contemporânea. Atualmente, ele tem se preocupado com questões que afetam a todos os indivíduos, como é o caso dos resíduos eletrônicos, que são jogados diretamente no lixo. A exposição visa fomentar a reciclagem em São Luís e mostrar por meio de esculturas estilizadas que é possível converter sucatas eletrônicas em belas esculturas artísticas e, acima de tudo, que é possível transformar o que se julga lixo em arte. Poética da Reciclagem pode ser a última mostra do artista na capital maranhense, uma vez que pretende mudar de estado no próximo ano.
 
Utilizando materiais como sucatas e resíduos eletrônicos, Vidotti imprime em sua obra uma consciência ambiental importante, empregando na produção de suas esculturas equipamentos como computadores, chips, impressoras, cabos, dentre outros equipamentos eletrônicos que poderiam ser jogados no lixo comum, contaminando o solo ou até mesmo os lençóis subterrâneos.
 
A exposição “Poética da Reciclagem” pode ser visitada a partir do dia 8 e permanece na Galeria de Arte do SESC até 29 de junho. Escolas ou grupos interessados podem agendar gratuitamente visitas mediadas pelo telefone (98) 3216 3830.