Programação do Dia do Desafio movimenta milhares de pessoas no Maranhão

01/06/2012 às 00:00 por Viviane Franco

O Dia do Desafio foi um sucesso no Maranhão. As cidades de São José de Ribamar, Itapecuru-Mirim e Caxias superaram suas metas para a edição 2012 e movimentaram milhares de pessoas. Com uma gama de atividades físicas, 192.160 pessoas de todas as idades foram mobilizadas nesta quarta-feira, dia 30 de maio.


Praticar esportes, dançar, brincar, correr, caminhar, alongar, pedalar e tantas outras atividades foram desenvolvidas durante todo o dia em praças, escolas e Centros Comunitários de São José de Ribamar, além de contar com pólos em Panaquatira, Parque Vitória e Vila Vilas. Com uma programação diversificada, as pessoas puderam sair da rotina e dedicar alguns minutos para praticar exercícios físicos. “É interessante que os nossos alunos tenham consciência desde cedo do quanto o sedentarismo faz mal para a saúde. O dia do desafio é um evento muito importante para despertar o interesse de praticar exercícios físicos” disse a professora da escola Humberto de Campos, Lúcia dos Santos.
 
Ainda como parte integrante da programação de São José de Ribamar, no Campo do Comerciário, localizado na Maiobinha, os alunos do projeto Futebol para Todos praticaram caminhada, jogos de futebol de campo e travinha durante todo o dia. Ao todo, cerca de 120 crianças e adolescentes participaram da programação.
 
Em Itapecuru, muita energia e disposição. Para quem inicia o dia de trabalho às 5 horas, a manhã começou com alongamento e ginástica laboral. O SESC desenvolveu a atividade em algumas das 23 cerâmicas da cidade, com sessões distribuídas ao longo do dia. João Sousa, gerente de produção da Cerâmica Paraíso, conta que o conhecimento dos procedimentos básicos de alongamento é muito importante para os trabalhadores, porque eles sentem muitas dores musculares. Do total de funcionários, vinte e cinco forneiros e lanceadores, trabalhadores com maior carga física diária, praticaram os exercícios.


Na Escola Paroquial São Vicente de Paulo, com aproximadamente 650 alunos nos dois turnos, todos os alunos aceitaram o desafio.  Pela manhã, duas professoras que receberam treinamento na Oficina de Formação de Multiplicadores do SESC resgataram antigas brincadeiras infantis como amarelinha e pega bandeira nas próprias salas de aula. À tarde, as onze turmas praticaram alongamento com a educadora física Alarissa Neves.


Em Caxias, uma caminhada com saída da Catedral até a Praça do Pantheon, onde foi montado o palco oficial do evento, arrastou pessoas de todas as idades, entre estudantes e integrantes do grupo de convivência da 3ª idade do SESC. No palco, a animação ficou por conta de educadores físicos, coordenados pelo Técnico de Recreação do SESC, Amarildo Brasil. Juntos realizaram aulões de ginástica e concursos de dança com a moçada.
 
Como o alvo era a promoção de saúde, técnicos de Educação em Saúde do SESC e voluntários prestaram atendimento aos animados participantes, com a realização de aferição de pressão e orientações sobre prevenção,inclusive contra Dengue, por meio da Campanha de Combate a Dengue.
 
E o Dia do Desafio, além dos benefícios proporcionados para o corpo, também contribuiu para as instituições sociais auxiliadas pelo Mesa Brasil SESC com a doação de alimentos nas inscrições dos Passeios Cilísticos.
 
Para a coordenadora do evento, Patrícia Oliveira, o principal benefício é o combate ao de sedentarismo por meio de práticas saudáveis, além do resgate de antigas brincadeiras.