SESC promove ação alusiva ao Dia do Meio Ambiente

06/06/2012 às 00:00 por Viviane Franco

No dia 5 de junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente. A criação da data aconteceu em 1972, durante um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) conhecido como conferência das Nações Unidas, com a finalidade de tratar de assuntos ambientais. Dois anos depois, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental com disseminação de informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza. Semelhantemente, o SESC-MA promove ações de conscientização e durante todo o ano e neste dia 5, em especial, realizou o projeto Semeando Saúde alusiva à data comemorativa, na área de vivência, no SESC Deodoro.

 

O foco da atividade foi promover discussões sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros assuntos.

 

Para provocar a curiosidade dos frequentadores da unidade, técnicas de Educação em Saúde realizaram uma “pescaria”, em que cada participante sorteava uma pergunta sobre o tema meio ambiente e, se respondesse corretamente, ganhava um brinde. Como incentivo, cada pessoa que passava pelo estande recebia um saco com sementes de girassol com um folder explicativo com o título “Plante essa ideia”.

 

“A informação é a melhor forma de educar as pessoas a reciclar, a economizar os recursos naturais e assim preservar o meio ambiente”, disse Amanda Rodrigues, 27 anos, auxiliar de enfermagem.

 

Para a professora Maria Vitória Duarte, 57 anos, é sempre bom aprender mais para ensinar seus alunos. “O aprendizado é uma cadeia de conhecimentos que passa de pessoa para pessoa, logo, um ótimo lugar para se ensinar boas práticas é na escola, pois se os alunos aprendem, depois transmitem em casa para os pais”, garante.

 

A atividade contou com a participação da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), da Companhia de Águas e Esgoto do Maranhão (CAEMA), do Instituto de Paisagismo e Urbanismo (IMPUR) e do Instituto Parque Bom Menino. Cada um trouxe um exemplo de como se deve preservar o meio ambiente.

 

Os projetos realizados no Parque Bom Menino intitulados “Do Lixo para o Luxo” e “Reciclar para não acumular” transformam materiais recicláveis como lata, garrafa pet, madeira, retalhos de panos, vidro e papeis de todos os tipos em diversos objetivos que incentivam a geração de renda com criatividade.

 

“É uma forma de conscientizar as pessoas que o lixo prejudica a todos, mas se forem tratados de forma adequada, todos saem ganhando”, disse a colaboradora do projeto, Jackeline Ferreira.

 

Prova disso é o Projeto EcoCemar que dá desconto na conta de energia elétrica de quem entrega materiais recicláveis em qualquer posto da Companhia na capital. Os materiais recebidos são reciclados no estado pela empresa Ripel Comércio de Papéis e Material de Escritório.

 

Durante a programação, a Companhia realizou a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, ação que integra outro projeto chamado de “Caravana da Economia”. “Ambos os projetos visam à preservação do meio ambiente, mas lembrando primeiramente que a tomada de atitude deve começar em casa”, destacou supervisor do projeto EcoCemar, Carlos Márcio Reis Silva.

 

Aproveitando a oportunidade, o químico responsável pela unidade da CAEMA em Itapecuru, Francisco Oliveira, trouxe um equipamento que demonstra como é feito o tratamento da água que chega às nossas casas. “Além da educação ambiental, é importante mostrar como são tratados os recursos naturais. A água, por exemplo, passa por um processo que não é simples tampouco barato, por isso deve ser valorizada”, frisou.

 

O SESC Semeando Saúde é um projeto sistemático de Educação em Saúde que tem o intuito de orientar a população sobre o processo saúde/doença correlacionado a saúde coletiva por meio de palestras, orientações e disponibilização de informativos educativos. Durante o mês de junho, as ações acontecem nos dias 13, 14, 15 e 26, das 10h às 14h, na área de vivência do SESC Deodoro.