Boi Brilho do SESC abre o Arraial Solidário do SESC

13/06/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Tudo pronto para a manifestação popular mais esperada no Maranhão. Um balaio de cores, ritmos, danças e sabores invadem o cenário cultural do estado, exaltando nossas raízes mestiças e levando muita vibração para um público tão variado quanto as atrações desse período. E no SESC não é diferente. Já está tudo preparado para o início da brincadeira com o tradicional batizado do Boi Brilho do SESC, agendado para esta sexta, dia 15 de junho, a partir das 19 horas, no SESC Deodoro. Abrilhantando o ritual, o Boi Brilho da Terra mostra toda sua musicalidade na noite de abertura da programação do Arraial do SESC.

 

A cerimônia de batizado está sob o animado comando do Padre César, da Igreja da Sé. Contando com a participação dos noventa e dois integrantes, fazem parte da brincadeira 64 idosos dos grupos da Terceira Idade (TSI) do SESC Deodoro e Turismo, 20 netas que trazem mais beleza ao boi como índias, o cantador Vovô e a orquestra regida pelo maestro Chico Newman. Além da benção, para celebrar a abertura oficial do Balaio de Sotaques, tradicional Arraial do SESC, o Boi Brilho da Terra também marca presença no evento.

Com 20 anos de história, o Boi Brilho do SESC nasceu das mãos da idosa Clarice Barros, intitulada a ama do boi, que além de dar vida à brincadeira, também contribui com composições que integram os dois CDs lançados ao longo da sua trajetória. Os brincantes esbanjam energia e além de mostrar muito talento nas apresentações, também participam do processo de bordado de alguns acessórios dos trajes como as sapatilhas.

Programação Junina

O Boi Brilho do SESC está disponível para apresentações até o mês de outubro, período em que ocorre a morte do boi. Empresas e instituições interessadas devem entrar em contato com Adalgisa Drummond nos números (98)32163852 e (98)88660201 ou ainda pelo e-mail adalgisa_drumond@hotmail.com

O Arraial do SESC tem caráter solidário. Quem desejar contribuir com as instituições sociais auxiliadas pelo Programa Mesa SESC, pode doar um quilo de alimento não perecível na entrada. Toda a programação do Balaio de Sotaques está no site www.sescma.com.br.