CNC SESC Senac na Rio+20

13/06/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Realizada de 13 a 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, marca os vinte anos de realização da Rio-92, evento que consagrou o conceito de desenvolvimento sustentável. Nesta nova mobilização mundial, o Sistema CNC SESC SENAC se faz presente com debates e apresentações de ações que marcam a responsabilidade ambiental das entidades e o compromisso com a sociedade por uma melhor qualidade de vida.



Oito pontos da cidade do Rio de Janeiro abrigam ações do encontro.  O Sistema Comércio participa oficialmente na área do Píer Mauá, destinada a apresentações sobre inovação, tecnologias sustentáveis e programas de sustentabilidade. Além disso, promove um amplo debate sobre o tema com pensadores e especialistas de diversos países, que se reunirão na Escola SESC de Ensino Médio.



No Armazém I, o estande CNC SESC SENAC oferece ao público uma programação variada, com palestras e oficinas como a de montagem de uma horta caseira com reaproveitamento de garrafas pet e a de confecção de instrumentos a partir de material reciclável, que serão testados em uma apresentação musical.  Além disso, será realizado o lançamento do livro ‘Sustentabilidade e Transformação Social’, de Marta de Azevedo Irving e Elizabeth Oliveira, editado pela Editora Senac. A programação completa está disponível no site www.cnc.org.br/noticias/cnc-sesc-senac-na-rio20.

 

No Armazém 4 foi montada a exposição Antropia: os reflexos da ação do ser humano no meio ambiente’, que faz parte do projeto SESCiência. A mostra traz imagens, vídeos e depoimentos de especialistas na área de sustentabilidade, que propiciam ao visitantes vivenciar a realidade causada pelos impactos da ação do homem nas cinco regiões do país.

 

Paralelo às atividades oficiais da Rio+20, a Escola SESC de Ensino Médio promoverá o workshop ‘A terra está inquieta –  A força moral de um contrato social para o século XXI’, nos dias 18,19 e 20 de junho, que vai reunir pensadores e estudiosos da área de meio ambiente. O resultado dos debates será levado ao Segmento de Alto Nível da Conferência.

 

Entre os assuntos discutidos no workshop estão os desafios de uma política da humanidade, o papel dos povos e territórios frente às encruzilhadas relacionadas à agricultura, segurança alimentar, fonte de energia, às formas de produção e de consumo que assegurem a beleza e a riqueza do meio ambiente no mundo.  O evento terá a presença do presidente do Instituto Internacional de Pesquisa Política de Civilização, Edgar Morin; da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; do professor emérito da Ecole dês Hautes Etudes em Sciences Socialies, Ignacy Sachs; do filósofo Leonardo Boff; do senador Cristovam Buarque, entre outros.

 

Ainda na Rio+20, será realizado no Departamento Nacional do SESC SENAC, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, o encontro internacional ‘Inovação Verde no Turismo’ que tem como proposta mostrar o valor da inovação verde para as empresas, população e destinos turísticos, além de, promover o intercâmbio de experiências e melhores práticas na área.