Poética da Reciclagem encanta o público

14/06/2012 às 00:00 por Viviane Franco

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o SESC, grande incentivador da arte e da reciclagem abre as portas da Galeria de Arte para a exposição “Poética da Reciclagem”, do artista plástico Fábio Vidotti. A visitação pode ser feita das 8h30 às 17h, de segunda a sexta, com agendamento prévio.

 

Quem comparecer a Galeria do SESC este mês vai contemplar o cuidadoso trabalho do mineiro, pintor, escultor, metalúrgico e acima de tudo artista, Fábio Vidotti que há 31 anos no Maranhão, se dedica a arte e é um dos nomes de referência quando se fala de arte e reciclagem.

 

Com várias exposições em seu currículo, Vidotti aproveita o ensejo do tema sustentabilidade e lança mais um trabalho intitulado “Poética da Reciclagem”, em parceria mais uma vez, com a Galeria de arte do SESC, principal incentivadora da arte no estado.

 

Durante o lançamento, realizado no dia 8 de junho, os apreciadores puderam contemplar as belas peças contemporâneas, dialogar com o artista que prontamente compareceu à galeria.

 

Segundo descreve a parceria com o SESC, Vidotti elogia ao mesmo tempo que lamenta a falta de locais como esse em São Luís a altura de bons trabalhos artísticos, que apóiam e divulgam de forma séria e eficiente diversos artistas maranhenses.

 

Vidotti aproveitou para anunciar que a exposição “Poética da Reciclagem” é a última com a temática da reciclagem, que promove em São Luís. O artista avisou que deixará o estado no próximo ano para encarar novos desafios em outro estado. “A arte é universal, não se prende a um estado, ou país, arte é arte em qualquer lugar do mundo”, destacou.

 

 

Compareceram ao evento de abertura, estudiosos de arte, comunicação, arte-educadores, professores e apreciadores da boa arte. Os visitantes se encantaram com a grandiosidade do trabalho artístico em exposição, as perguntas sobre a técnica e comentários eram freqüentes entre os visitantes, que procuravam entender o universo das intrigantes peças.

 

Até o fim do mês, os visitantes podem contemplar peças fabricadas a partir da sucata de material eletrônico, a maioria composta por placas de computadores. Utilizando uma técnica mista, o artista, mescla diversos materiais, como: madeira, metal, plástico e a tinta, que dá vida a sua arte. Além disso, as peças artísticas imprimem uma importante consciência ambiental, uma vez que a sucata eletrônica é um material perigoso, capaz de contaminar o solo e água. Como forma alternativa, Vidotti transforma poeticamente o perigoso lixo, numa envolvente arte.

 

A Mostra Poética Reciclagem permanece em exposição até o dia 29 de junho e quem desejar apreciar gratuitamente as belas peças de Vidotti, deve comparecer a galeria de arte do SESC, no período de 8h30 ás 17h30. O plano de visitas pode ser agendado ainda, pelo telefone: 3216-3830.

 

Sobre o artista

 

Vidotti genuinamente mineiro reside a 31 anos na capital maranhense, dedica há mais de 15 anos seu talento à produção de peças utilizando aço e sucata industrial. A arte contemporânea de Vidotti já recebeu prêmios importantes no Estado, tais como: “Arco e Flecha”, Prêmio FUNC 1977, “Mulheres Guerreiras”, FUNC 1998, “Meninos Guerreiros”, FUNC 1999. Em 2000, o artista recebeu a premiação da Rádio Universidade, com a exposição de esculturas, que realizou na instituição. Em 2009 recebeu mais um prêmio, com a obra “Arcos de Guerra” destaque também em 2011 onde alcançou o primeiro lugar em escultura com a obra “Fuzileiro” no Salão de Arte da Marinha.

 

O encontro dos Anjos

 

Este ano, Fábio Vidotti organiza ainda a exposição “O Encontro dos anjos” evento que apresentado pelo segundo ano consecutivo na Procuradoria Geral de Justiça Ministério Publico Estadual. Neste ano a exposição pretende apresentar mais de 20 trabalhos produzidos pelos artistas maranhenses. Segundo Vidotti “Anjo é o que faz arte”, a metáfora inteligente, definiu o nome da mostra que será realizada em Setembro em comemoração Aos 400anos da capital maranhense. A Mostra pretende apresentar mais de 20 trabalhos artistísticos, valorizando desde artistas renomados aos mais novos que trilham pelo apaixonante caminho da arte.