Cerimônia de batismo inagura calendário junino do SESC

19/06/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 As integrantes do Boi Brilho do SESC provaram que o amor pela cultura maranhense não tem idade. Formado por idosos dos Grupos da Terceira Idade do SESC, o Boi irradiou alegria e emoção na cerimônia de batismo realizada pelo padre César nesta sexta (15), no SESC Deodoro.
 
O período junino é uma miscelânea de cultura, religião e história. Canto, dança e personagens coloridos unem passado e presente em uma brincadeira envolvente e original. Importante fase do centenário ritual dos grupos de boi, o batizado é o momento em que o principal personagem apresenta seu novo bordado ao público e recebe as bênçãos para enfrentar a jornada de apresentações. O padre César explica que muito além do batismo, o foco da ocasião é a benção. “Deus está em todo lugar em que se fala de amor, inclusão e muita alegria”, afirma.
 
Antes de aspergir água benta em toda agremiação folclórica, que agitou o público com uma breve exibição, uma oração por Dona Maria de Nazaré Pinheiro, mãe do cantador Vovô que foi atropelada há um mês, emocionou a todos os presentes. Ela era uma das mais animadas integrantes do grupo e participava da brincadeira ao lado do filho há cerca de quatro anos.
 
Maria José Ericeira, com 63 anos, integra o Boi Brilho do SESC desde que iniciou no Grupo da Terceira Idade e conta que é maravilhoso poder fazer parte do circuito cultural maranhense. Sua sobrinha de 58 anos, Fátima Louro, sempre a acompanha e mostra muita desenvoltura nos passos. “Amo dançar. Tentei uma vaga no grupo, mas não dava mais tempo. Próximo ano passo de expectadora para integrante, uma mudança que aguardo com ansiedade e muita alegria”, conta com um largo sorriso.
 
E o Boi Brilho da Terra veio complementar a festa. Com uma bela apresentação, movimentou e encantou a plateia com suas toadas. A agremiação nasceu da paixão de Dona Concita Rodrigues pela brincadeira surgida na época em que se apresentava no Boi Brilho do SESC.