Vôlei: Upaon-Açu conquista os torneios feminino e masculino das Olimpíadas SESC

19/06/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 Rivalidade, determinação, técnica e muita vibração são ingredientes indispensáveis nas aguardadas finais esportivas. E o confronto final do Vôlei Masculino das Olimpíadas SESC cumpriu o roteiro e reservou uma noite repleta de grandes jogadas, revira-voltas no placar e olhares atentos da plateia nesta segunda, dia 18 de junho, no ginásio do Colégio Batista do João Paulo.


Na briga pelo terceiro lugar, muita ansiedade no ar. Batista abre o placar e toma a dianteira do jogo, mantendo uma boa distância. Os meninos do Liceu não deixam a peteca cair e diminuem a diferença em um contra-ataque fulminante. Mas o Batista domina o jogo e retoma as rédeas do placar, abrindo uma incrível diferença de 13 pontos. Pressionado, o time do Liceu comete erros de ataques, com bolas fora e na rede, e acaba entregando a partida que termina em 25 a 12 para o Batista.  No segundo set, a disputa começa acirrada, mas o Batista mostra que entrou na competição para vencer. O Liceu tenta recuperar o tempo perdido, consegue empatar o placar em 11 a 11, mas o Batista retoma a liderança e alcança uma vitória esmagadora de 25 a 16. Resultado final: Batista conquista a medalha de bronze por 2 sets a 0.


Antes mesmo do início da grande final, muita tensão no ar.  O time do SESC, desfalcado com dois atletas ainda a caminho do ginásio, entrou no horário de tolerância e por três minutos não perdeu por W.O.  A chegada dos jogadores foi saudada pela torcida que aguardava inquieta pela decisão. Apito inicial, SESC marca o primeiro ponto da partida, mas o Upaon-Açu empata e ganha espaço logo em seguida. SESC luta pelo troféu, encosta o placar em 19 a 19, mas os meninos do Upaon mostram toda sua habilidade e garantem o primeiro set em uma vitória avassaladora de 25 a 19. Com uma bela campanha durante toda a competição, o SESC perdeu apenas uma vez, justamente para o Upaon e o segundo tempo vem para provar que o time é o seu “calcanhar de aquiles” das Olimpíadas SESC 2012. Upaon-Açu não perdoa, faz um ponto atrás do outro e fecha o set com um placar de 25 a 15, conquistando o troféu da categoria.


André Fernandes, que já trabalhou com o voleibol profissional, está à frente da equipe do Upaon-Açu por dois anos. Ele conta que essa vitória é resultado de muito trabalho, dedicação e entrosamento. “A maior parte dos meninos começou a jogar aos 11 anos e juntos construíram uma história. Existe um grande entrosamento entre o time e muita fome de conquistas. Eles se mantiveram invictos durante as Olimpíadas SESC e não param por aqui. Os meninos já estão alçando vôos mais altos, disputando torneios adultos como a Copa Jordão Imóveis e, dessa forma, mostrando todo seu potencial para a seleção maranhense”, afirma o contente técnico da equipe vencedora.

 

FEMININO


Decisão também na categoria feminina.  No último sábado, dia 16 de junho, cinco partidas realizadas no Liceu Maranhense definiram o campeonato e o título foi para o Upaon-Açu mais uma vez. O Ágape A deu o maior susto na equipe ganhando o primeiro set, mas as meninas do Upaon reagiram, conquistaram um sete na partida de empate mostrou toda sua força. Já  Ágape B faturou a medalha de bronze em uma vitória de 2 sets a 0 em cima do Colégio Militar, em um jogo suado, onde o principal adversário foi o cansaço.