Caxienses se destacam na Escola SESC de Ensino Médio

20/06/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Mais de 40 estudantes caxienses fizeram a pré-inscrição para a Escola Sesc de Ensino Médio para o ano de 2013. A escola do Serviço Social do Comércio (SESC) fica localizada no Rio de Janeiro (RJ) e o aprendizado acontece em tempo integral em uma comunidade residencial de alunos e professores.

 

O Programa Escola SESC oferece quatro vagas para o Maranhão, sendo destinadas às cidades de Itapecuru-Mirim, Caxias e São Luís. Além de filhos de comerciários, as vagas são destinadas a alunos da rede de ensino, pública ou privada, que estejam cursando o 9º ano (antiga 8ª série).

 

Para a coordenadora do programa em Caxias, Gilmara Compasso, esta é uma oportunidade única. “Os alunos selecionados para o Programa Escola SESC terão a oportunidade de estudar em uma das maiores instituições de ensino do país, sem nenhum custo. Além do aprendizado de qualidade, esta é a chance destes alunos terem de conhecer novas culturas e vivenciar experiências diferentes, já que eles passaram a conviver com estudantes de todo o Brasil”, explicou.

 

Gilmara Compasso explicou ainda que os caxienses são sempre muito bem classificados para o programa. De 2008 a 2011, foram selecionados 16 alunos maranhenses para a Escola SESC. Destes, 10 são caxienses.

 

“No primeiro ano do programa, em 2008, das quatro vagas oferecidas para o Maranhão, três foram preenchidas por alunos de Caxias. No ano passado, foram dois caxienses selecionados, um aluno de Itapecuru-Mirim e outro de São Luís. Isso mostra que nossos alunos, além de inteligentes sabem aproveitar as oportunidades que lhes são oferecidas”, disse a coordenadora.

 

Volta – Após três anos na Escola SESC; quando concluem o ensino médio, os estudantes voltam as suas cidades com uma gama de conhecimentos. Atualmente, cinco alunos estão estudando na instituição. Os cinco alunos que já voltaram a Caxias estão hoje estão em universidades do Piauí e do Maranhão.

 

Este é o caso da estudante Morgana Costa (18 anos). Aluna da primeira turma a Escola SESC. Ela retornou a Caxias há pouco menos de dois anos. Assim que chegou fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e foi aprovada em dois vestibulares.

 

“Estou cursando o terceiro período de Odontologia e vejo que o ingresso na universidade foi facilitado pela qualidade do ensino que recebi nos últimos anos. A escola dá uma ótima estrutura educacional. Além de troca de cultura, tive um suporte no ensino, por sinal enriquecedor. Hoje, vejo que a experiência valeu a pena e recomendo que todos os alunos tentem ingressar na escola também”, incentivou a acadêmica.

 

Morgana Costa foi aprovada pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) em Enfermagem, na Universidade Federal do Piauí, e em Odontologia, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), na Faculdade NovaFapi.

 

Após a pré-inscrição, os candidatos passam pela confirmação de cadastro, realizada pelos coordenadores do SESC, no período de 20 a 29 de junho. As provas objetivas serão realizadas no dia 19 de agosto, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Os alunos aprovados no teste farão parte da nova turma de ensino médio 2013.