Balaio de Sotaques 2012 atrai centenas de brincantes

22/06/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Ginásio lotado. Cores, alegria e muita vitalidade no Arraial da Terceira Idade do SESC, realizado nesta quinta, dia 21 de junho. O SESC Deodoro ganhou brilho nos movimentos bem desenhados e graciosos dos anfitriões da noite que dividiram o palco com outras animadas atrações como o Boi de Morros e Quadrilha Fogo Caipira. Na agenda de programação do SESC, forró pé-de-serra, cacuriá, quadrilha, bois, dança portuguesa, dança do coco e dança afro até o dia 28 de junho com apresentações para todos os gostos. Neste sábado (23), véspera de São João, dentre as atrações do SESC Deodoro estão o Barriquinha, Boi Brilho da Ilha e Coco Pirinã. Já no SESC Turismo, Chiquinho do Acordeon e Xote Baião, Boi de Sonhos e Cacuriá de Dona Teté fazem a alegria de maranhenses e turistas.

 

Quem esperava uma apresentação simbólica da terceira idade, se surpreendeu com a energia, ritmo e resistência dos brincantes. Eles invadiram a quadra e contagiaram espectadores de todas as idades com as apresentações do Boi Grupo Vida Ativa, Quadrilha Movimentando na Maturidade e Boi Brilho do SESC. Em um encontro de gerações, os integrantes do Boi do SESC fecharam com chave de ouro a programação dos idosos. E motivada por essa paixão pela cultura maranhense Dona Maria José de Sousa (75), participante do grupo Vida Ativa, acompanhava tudo bem de perto. Mesmo tendo sofrido um AVC há quatro anos, ela e seu inseparável maracá são presença confirmada todos os anos. “Antes do acidente vascular, eu fazia parte do Boi de Maracá. Não posso mais dançar, mas sempre acompanho as brincadeiras. É um esforço que vale a pena”, revela.

 

E disposição é mesmo algo que não faltou no Arraial do SESC. Quem prestigiou o evento, mostrou por que o período junino é a época mais aguardada pelos maranhenses. Ex-brincante do Boi de Morros, Sânya Aquino (26), radialista e estudante de direito, matou a saudade da agremiação folclórica. Ela conta que é o Arraial Balaio de Sotaques é sempre um ótimo espaço para olhar boas brincadeiras e se divertir de forma acessível.

 

Além das danças, a conscientização também faz parte da agenda do SESC Deodoro. Com o atendimento de 260 pessoas, a campanha Balaio da Saúde, além de distribuir kits com folderes informativos e preservativos, sensibiliza os visitantes sobre os riscos das DST’s e da mistura álcool e direção. A meta é alertar 1.500 pessoas te o dia 28 de junho.

 

O Arraial do SESC é aberto ao público, mas quem quiser colaborar com as instituições sociais atendidas pelo Mesa Brasil SESC, pode doar um quilo de alimento não-perecível na entrada. Em 2011, o programa arrecadou aproximadamente 357 toneladas de alimentos e complementou cerca de 7.600 refeições no Maranhão.