Arraial do SESC celebra a cultura maranhense até dia 28

25/06/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 Os ritmos do período junino entoaram durante todo o final de semana em São Luís. Festejando o São João, a comemoração não poderia ser diferente: muitas danças, apresentações e o melhor da cultura maranhense embalaram brincantes de todas as idades. E o SESC, um dos principais precursores desse movimento, não poderia ficar de fora do circuito. Nas unidades Deodoro e Turismo, uma vasta programação fez alegria do público presente. Entre as principais atrações, Boi Barriquinha, Quadrilha Nova Esperança, Boi dos Sonhos e muito forró pé de serra.

 

As crianças da Educação Infantil do SESC fizeram a festa no Balaio de Brincadeiras no SESC Deodoro. Com espaço garantido na programação da última sexta e sábado, os alunos se divertiram com brincadeiras de barraca como pescaria e tiro ao alvo concorrendo a brindes educativos, e ainda apresentação dos espetáculos Capelinha de Melão e Baião de Seis, show Bambaê de Alegria e a bela exibição do grupo Barriquinha. Segundo a coordenadora da educação infantil, Elenildes Figueiredo, o objetivo é resgatar as brincadeiras típicas do período junino em um momento agradável entre pais e filhos.

 

A dona de casa Marli da Silva acompanhou o pequeno Caio Dênis, de 4 anos, que gostou tanto da programação que se recusava a ir embora. Ela afirma que o ambiente familiar e segurança proporcionada pelo SESC tornam a brincadeira muito mais agradável.

 

No SESC Turismo, turistas se destacam na plateia. A animação e encanto pela diversidade cultural maranhense são traços característicos desse público cativo e crescente. Em São Luís desde o dia 18 de junho, as brasilienses Maria Cândida, Alaíde de Araújo e Sandra Neiva vieram em excursão para desvendar as nossas riquezas. Envolvidas pelo ritmo gostoso do forró, elas contam que adoraram a festa e pretendem voltar. “A cultura maranhense é muita rica. Deve ser mais divulgada, as pessoas precisam ver toda essa beleza”, afirma Alaíde.

 

Nesta terça, dia 26, o forró do grupo Bom de Mais no almoço e Boi de Arari, Boi da Fé  em Deus e Boi de Nina Rodrigues a partir das 19 horas, no SESC Deodoro. Já no SESC Turismo, Boi da Lua, Boi Mirante da Ilha, Boi Magia e Encanto da Ilha, Boi do Uma e Boi Unidos de Santa Fé a partir das 20 horas, além de Trio Maranhão puxando o forró até a meia-noite. O Arraial Balaio de Sotaques é aberto ao público. Os visitantes podem ser solidários e doar um quilo de alimento revertido para instituições sociais.