Balaio de Brincadeiras anima a criançada

26/06/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Criança gosta de brincar e no período junino, as brincadeiras são a alegria delas nos arraiais. E como num bom arraial não pode faltar, o Balaio de Sotaques 2012 reservou duas tardes especiais para o público infantil no Balaio de Brincadeiras, nos dias 22 e 23, das 15h às 18h no Ginásio do SESC Deodoro.

 

A programação coordenada pela Educação Infantil do SESC atraiu um grande número de crianças acompanhadas pelos papais. Juntos brincaram de pescaria, jogos de argolas e cabra-cega, atrações tradicionais dos festejos que mudam de acordo com a região que está inserida. Uma delas presentes em quase todos os lugares é o “pau de sebo”, em que o desafio é subir o mais alto possível, algo realmente difícil, uma vez que o deslizes e tombos acompanham a brincadeira. Outra brincadeira junina muito apreciada pela criançada é o “pular fogueira”, uma brincadeira antiga mais que permanece no imaginário infantil.

 

Na sexta-feira, a “pescaria” atraiu os pequenos que ansiavam pelos prêmios alcançados com a divertida dinâmica. A “cabra cega”, o jogo das argolas também fez parte das dinâmicas que animaram à tarde dos alunos da Educação Infantil do SESC, além de muitos convidados da comunidade que participaram do animado Balaio de Brincadeiras.

 

Para deixar a festa ainda mais animada, na sexta-feira, a programação iniciou com o Espetáculo “Capelinha de Melão”, em seguida, as bandas Bambaê de Alegria e Bambaê de Saias apresentaram um show musical para ninguém ficar parado.

 

No sábado foi à vez dos alunos do turno vespertino participarem de uma tarde descontraída no SESC Deodoro. Após assistirem ao Espetáculo Baião de Seis, com o grupo GAMAR e do Coco Pirinã, a criançada se divertiu com as diversas recreações que acompanharam a programação do Balaio.

 

Ambas as noites, o ginásio foi palco de grandes manifestações típicas do período junino. O Arraial Balaio de Sotaques acontece até o dia 28 nas unidades Deodoro, das 19h às 21h e no Turismo das 20h à meia-noite.