Noite de brincadeiras no Balaio de Sotaques

27/06/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 Estamos na última semana de São João, mas os brincantes continuam com toda a energia, mesmo com uma maratona de apresentações. Berço da cultura, São Luís recebe visitantes de todas as partes do Brasil, que se encantam e surpreendem com a beleza e diversidade da nossa terra. No período junino, o SESC Olho D’Água é um ponto de intercâmbio entre turistas e as danças juninas, principalmente o bumba-meu-boi. Nesta terça, dia 26 de junho, Boi da Lua, Boi Mirante da Ilha, Boi Magia e Encanto da Ilha, Boi Uma e Boi Unidos de Santa Fé envolveram o público com belas performances, nos ritmos de orquestra e baixada.

 

O Boi da Lua abriu a noite com sua majestosa indumentária. A cearense Célia Paiva ficou encantada com as apresentações. Ela que se mudou recentemente para São Luís com seu marido, conta que não imaginava que a cidade reservasse manifestações folclóricas tão expressivas. “Os maranhenses precisam divulgar essa brincadeira tão rica. Se tivesse descoberto o bumba-meu-boi antes, com certeza já teria vindo prestigiar o São João maranhense”, revela.

 

Em uma sequência de apresentações no ritmo de orquestra, o Boi Mirante da Ilha foi um dos que homenageou o auto-pastoril de Catirina e Pai Francisco. Representando o papel pela primeira vez, Myleny Saraiva disse que está adorando a experiência. “Fui convidada para ser vaqueira, mas a liberdade de movimentos que a Catirina proporciona me encantou”, explica. Seu marido, Darlan Silva, sempre acompanha a brincadeira e registra todas as apresentações.

 

No último dia do Arraial Balaio de Sotaques, nesta quinta (28),a programação promete sacudir o SESC Deodoro e Turismo. Confira as atrações:

 

SESC DEODORO

12h – Show Bambaê de Alegria / Bambaê de Saias

18h – Quadrilha Asa Branca

19h – Boi de São Simão / orquestra

20h – Boi Mirante da Ilha / alternativo

21h – Cia Encantar/ alternativo

 

SESC TURISMO

20 às 00h – Raimundinho do Forró e Grupo Pé de Chão

20h – Boi de Arari / orquestra

21h – Boi de São Simão / orquestra

22h – Boi de Nina Rodrigues / orquestra

23h – Boi de Morros / orquestra

00h – Boi do Oriente/ baixada