Muita animação no encerramento do festejo junino do SESC-MA

30/06/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Quadrilha Asa Branca, Boi de São Simão, Boi Mirante da Ilha e Cia Encantar marcaram o encerramento, nesta quinta-feira (28), do Arraial Balaio de Sotaques 2012. O evento, promovido pelo SESC-MA ao longo de toda semana, foi animado por apresentações de alguns dos mais autênticos representantes da música maranhense.

 

Este ano, em que toda programação na cidade homenageia os 400 anos de São Luís, no SESC não poderia ser diferente. Na decoração temática e nas indumentárias dos grupos de dança detalhes em alusão a data comemorativa.

 

E no último dia de comemoração dos festejos juninos no SESC, realizado às vésperas do festejo de São Pedro, a festa no SESC Deodoro começou com a Quadrilha Asa Branca que chamou o público para a brincadeira com a simpatia e a alegria dos seus dançarinos. 

 

 

Em seguida, o Boi de São Simão fez uma belíssima apresentação ao som do sotaque de orquestra para agradar os gostos mais exigentes.  “A programação variada agrada todo mundo com todos os tipos de gostos e traz para a capital importantes referências da cultura popular de todo o Maranhão”, afirmou o autônomo Flávio José dos Santos.

 

Representante da capital, o Boi Mirante da Ilha, formado por moradores do Residencial Pinheiros, mostrou talento apesar do pouco tempo de existência. Seguindo o mesmo exemplo, a Cia Encantar confirmou porque recebeu esse nome.

 

 

Com uma performance alternativa, a companhia levou para quadra uma alusão ao festejo do Divino Espírito Santo, seguido de uma homenagem a D. Teté, por meio da sensual dança de cacuriá. A apresentação do grupo reuniu ainda várias outras manifestações folclóricas, encerrando com o bumba meu boi sotaque de zabumba.

 

 

A estudante Sheila Pereira, que veio com a mãe e as irmãs prestigiar a festa, disse que o grupo mostrou que tem talento para continuar representando o estado nos festejos juninos e elogiou a forma como o SESC contribui com a valorização dos artistas da terra. “É importante prestigiar os grupos maranhenses e dar valor a cultura da nossa terra”, comentou.

 

 

Quem mergulhou fundo nas festas juninas do SESC desfrutou de uma seleção com as diversas manifestações que se renovam a cada ano dentro da própria tradição. O Arraial que teve início no dia 15 de junho levou às unidades de São Luís, Caxias e Itapecuru, comerciários, turistas e a população em geral, todas as noites com entusiasmo uma animada maratona apresentações culturais.