Curso do SESC desnuda a arte da fotografia artesanal

03/07/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Uma imagem vale mais que mil palavras. Visando oportunizar o conhecimento da técnica da fotografia artesanal e a qualificação dos produtores e consumidores da arte visual, o programa de cultura do SESC iniciou nesta quarta (4) o curso Pinhole: Fotografia Artesanal. Ministrada pela jornalista, professora e especialista em artes visuais Ângela Gonzales, a atividade acontece até o dia 16 de julho, sempre a partir das 18h, na Galeria de Arte do SESC.

 
O curso é gratuito e visa despertar o interesse pela fotografia a partir da confecção de câmeras fotográficas artesanais produzidas com caixas de fósforo e filme fotográfico. Ao todo, o SESC disponibilizou 20 vagas, que foram totalmente preenchidas.
 
Sobre a técnica
 
A fotografia pinhole, que deriva do inglês, significa buraco da agulha. Ela consiste em uma técnica fotográfica artesanal, capaz de criar imagens com o mínimo de recurso possível. Para a produção das fotos são utilizados basicamente: um compartimento estanque à luz, um pequeno orifício (pinhole) e um material fotossensível, que pode ser um rolo de filme, um papel sensível ou até mesmo um sensor digital. Com esses elementos, as possibilidades fotográficas são ilimitadas.