Galeria do SESC: Homenagem póstuma à herança artística de Maciel Pinheiro

03/07/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 O show tem que continuar. Em homenagem à vida e a obra de Maciel de Jesus Amorim Pinheiro, a Galeria de Artes do SESC realiza a exposição Perfil e Arte entre os dias 4 e 13 de julho. A mostra artística reúne grandes obras em memória ao artista, com quadros, esculturas e estudos artísticos que marcaram sua trajetória. O vernissage está marcado para esta terça-feira, dia 3 de julho, das 19 às 21h.

 A exposição Perfil e Arte tem como objetivo tornar público o grande talento de Maciel de Jesus. Idealizada ao longo de muitos anos, somente agora poderá ser apreciada pelo público. Nas suas obras, o artista utilizava um estilo acadêmico e criterioso. A pintura, sua maior paixão, passou a ser a sua arte mais presente, exibindo diversos nus, retratos e alguns outros gêneros temáticos na técnica do guache e, principalmente, no óleo sobre tela. Esse é o tipo de produção que o artista maranhense considerava como “pintura de verdade”, uma vez que se aproxima de maneira impressionante do real.
Sobre o Artista
Maciel nasceu às 9 horas do dia 14 de junho de 1977, na cidade de Pinheiro. No ano de 1993, a família mudou-se para São Luís, onde cursou o 2º grau na Fundação Bradesco. Prestou vestibular e foi aprovado para o curso de educação artística da UFMA em 1995, onde aprimorou o seu talento nato. Tocava flauta, mas se apaixonou mesmo pelo teatro e ingressou no Grupo Universitário de Teatro (GUT), coordenado pela professora Ana Teresa Rabelo. No GUT, Maciel interpretou diversos papéis com desenvoltura e competência. Apesar de se destacar como ator, optou pelo curso de arte, habilitando-se em desenho.
 
Graduou-se em 2002, mesmo ano em que foi aprovado para professor do ensino médio na rede pública estadual do Maranhão. Já em 2004, realizou uma exposição de desenhos na Galeria do SESC. Com uma excelente produção, em 2011 recebeu o primeiro lugar em pintura no 2º Salão de Artes Plásticas de São Luís com a obra Dormi Ontem no Socorrão II, que retratava o desespero do cidadão ludovicense em meio às mazelas sociais.
 A exposição Perfil e Arte é uma mostra exclusiva coordenada pela irmã de Maciel, Moisangela Pinheiro, pelos amigos João Carlos Pimentel e Jorge Henrique Gonçalves. O grande acervo do artista está aberto ao público a partir desta quarta, dia 4 de julho, das 8h às 17h30, na Galeria de Arte do SESC. As visitas são gratuitas e podem ser agendadas por meio do telefone(98) 3216 3830.